Prefeitura intensifica ações de combate à dengue durante o mês de maio

Você está visualizando atualmente Prefeitura intensifica ações de combate à dengue durante o mês de maio
Foto ilustrativa
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros com índice de infestação elevada. A equipe de controle de vetores municipal está realizando pulverizações com inseticidas utilizando bombas constais motorizadas. As ações acontecerão durante todo o mês de maio nos seguintes bairros:

Parque Jenipapeiro
Piratininga
Nova Taquara
Picada
Coqueiral
Pau Serrado
Serra Azul
Mucunã de Cima
Horto
Alto da Mangueira
Menino Jesus de Praga
Conjunto Timbó
Jardim Bandeirantes
Residencial Maracanaú
Alto Alegre I
Colônia Antônio Justa

Esses 16 bairros fazem parte da ação porque após a realização do segundo LIRAa(Levantamento Rápido Amostral), pesquisa utilizada para detectar a presença do Aedes aegypti nos imóveis, constatou-se que esses bairros do município de Maracanaú apresentaram número superior a 4%, os colocando em situação de risco para o aumento de casos de arboviroses(Dengue, Zika e Chikungunya).

De acordo com o Ministério da Saúde, o índice de infestação predial deve ser inferior a 1%. Os valores obtidos no LIRAa, em Maracanaú, estão acima do preconizado pelo Ministério da Saúde necessitando assim que os cuidados no controle do Aedes aegypti sejam redobrados.

A Secretaria de Saúde de Maracanaú alerta que cerca de 85% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências. A população pode colaborar no combate efetivo para reduzir o índice de infestação do Aedes aegypti evitando água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de plantas. Também deve manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas, vedar poços e cisternas e descartar o lixo de forma adequada.