Prefeitura participa de reunião estratégica para discutir regularização fundiária da Aldeia Anauá

No momento, você está visualizando Prefeitura participa de reunião estratégica para discutir regularização fundiária da Aldeia Anauá

Na última segunda-feira, 28 de abril, o Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, sediou uma reunião estratégica para discutir a situação territorial da Aldeia Indígena Anauá, habitada pelo Povo Pitaguary. O encontro contou com a presença de lideranças indígenas, representantes do poder público municipal, estadual e federal, e teve como foco a regularização fundiária e a garantia dos direitos coletivos da comunidade. Outro ponto debatido foi o de assegurar os direitos territoriais do Povo Pitaguary, além de discutir políticas públicas para promoção do desenvolvimento sustentável da comunidade.

Durante a reunião, foram estabelecidas as seguintes ações:
1. Aceleração dos processos de demarcação em parceria com a Funai e o IDACE;
2. Criação de um grupo de trabalho para monitorar as demandas específicas da aldeia;
3. Fortalecimento de programas sociais voltados à saúde, educação e geração de renda para os indígenas;
4. A próxima reunião será realizada no dia 19 de maio de 2025.

Representando a Gestão Municipal na reunião, a secretária dos Povos Originários de Maracanaú, Mara Pitaguary destacou a importância do debate: “Esta articulação é um marco para garantir não somente a terra, mas a dignidade e o futuro do Povo Pitaguary. Maracanaú está comprometida com essa causa”.

Estiveram presentes na reunião:
– Lideranças Indígenas: Cacique Madalena e Cacique Cauã, representantes do Povo Pitaguary.
– Governo do Estado: Frank Ranier, assessor Especial de Relações Comunitárias, reforçando o apoio estadual.
– Instituições parceiras: Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), por meio da Coordenadoria Regional.

As instituições envolvidas se comprometeram a dar continuidade aos diálogos, com novas reuniões previstas para o mês de junho. A Prefeitura de Maracanaú reforça seu papel como mediadora e apoiadora desse processo, em consonância com as políticas de inclusão e respeito aos povos originários.