A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Inclusão e Cidadania, realiza no próximo sábado, 31 de maio, das 9h às 12h30, o evento “Sábado da Inclusão”, que reunirá uma série de serviços gratuitos voltados para o fortalecimento da cidadania, capacitação profissional, empreendedorismo e inclusão produtiva. A ação acontecerá na Escola Adauto Ferreira Lima (Avenida do Contorno Leste, S/N, Timbó), e contará com a participação de diversas instituições parceiras, públicas e privadas.
O objetivo do evento é promover o acesso da população maracanauense a atendimentos que contribuam com sua autonomia, empregabilidade e desenvolvimento pessoal. A programação inclui oficinas práticas, orientações, palestras, cadastros em programas sociais e capacitações.
Entre os destaques da iniciativa está a presença da Secretaria do Trabalho do Estado, que ofertará serviços como Ceará Credi (Programa de Microcrédito), SINE/IDT e oficinas de orientação para o trabalho. A Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Maracanaú também marcará presença, com o SINE Municipal, que realizará intermediação de mão de obra e divulgará vagas de emprego e trabalho, além do Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), com inscrições para cursos de qualificação profissional.
O SEST/SENAT participa disponibilizando vagas de emprego e cursos na modalidade de ensino à distância, por meio de suas plataformas digitais. A Fundação Demócrito Rocha levará a oficina “Para seu negócio dar certo”, com brindes e conteúdos educativos. Já a Rede Cidadã promoverá uma palestra inspiradora sobre o valor do trabalho na vida, além de inscrições para turmas de preparação para o mercado de trabalho voltadas para os jovens.
O Senac marcará presença com oficinas sobre qualificação profissional e divulgação de cursos. Já o Sebrae oferecerá mentoria individual para empreendedores e uma oficina coletiva de educação financeira. O Banco do Nordeste, por meio do Programa Crediamigo, estará representado por 10 agentes de crédito que farão atendimento ao público.
Outro atrativo será o espaço da Associação de Jovens Empresários (AJE), que promoverá oficinas práticas de geração de renda com temáticas acessíveis e replicáveis, como a produção e venda de brownies ou o uso das redes sociais para alavancar vendas. Além disso, será realizado o bate-papo “De Maracanaú para o Mundo”, com histórias inspiradoras de empreendedores locais.
A Secretaria Municipal de Saúde também participará da mobilização, assim como o SESI/SENAI, que ofertará oficinas voltadas para manutenção residencial e automotiva. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) oferecerá uma oficina de produção de produtos de limpeza, como sabão, amaciante de roupas e pastilhas sanitárias. A ação visa promover a geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio da capacitação em práticas sustentáveis, alinhadas aos princípios da economia circular.
A programação contará ainda com a presença do Caminhão do Cidadão, da Secretaria da Proteção Social do Estado (SPS), que levará serviços de cidadania e documentação básica à comunidade.
Com essa ampla rede de parcerias, o “Sábado da Inclusão” visa se consolidar como uma importante ação social para levar informação, acesso a direitos e oportunidades de crescimento profissional e pessoal à população maracanauense.