Prefeitura realiza homenagem ao Povo Indígena Pitaguary

Você está visualizando atualmente Prefeitura realiza homenagem ao Povo Indígena Pitaguary
Foto: Marcos Rodrigo

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Indígenas, realizou na manhã desta quarta-feira, 19/04, Dia Nacional dos Povos Indígenas, uma série de homenagens aos “Troncos Velhos” e destaques indígenas da comunidade, como também, a entrega da reforma da Palhoça Pitaguary, que fica localizada na Aldeia Central do Santo Antônio. Na ocasião, houve a fala de autoridades políticas e lideranças indígenas.

O momento também contou com a entrega da Academia Popular ao ar livre e da pavimentação da Rua Principal, que vai até a Estátua do Cacique Daniel. As homenagens foram conduzidas com muito respeito e honra, aos nossos primeiros habitantes: Povo de costumes, cultura, e muita luta.

Entre os homenageados, a representante da comunidade indígena do Santo Antônio do Pitaguary, a Cacique Madalena; o líder indígena da Aldeia do Olho D’Água, Valdeci; a líder indígena da Aldeia do Horto, Dona Mazé. In memorian foram homenageados o Cacique Daniel, representado por sua esposa, Dona Nenê; o Pajé Barbosa, representado por sua filha Francilene e a Raquel Pitaguary, representada por sua mãe Lucy Pitaguary.

Saiba mais – A Palhoça já era um local de encontro, debates e convivência dos indígenas locais, e, passou recentemente por reforma de telhado, piso e iluminação.