Prefeitura realiza IV Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com foco em justiça climática e protagonismo estudantil

No momento, você está visualizando Prefeitura realiza IV Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com foco em justiça climática e protagonismo estudantil
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Educação
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, realizou na última quarta-feira, 18 de junho, a IV Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento reuniu estudantes, professores, gestores escolares e autoridades municipais para discutir educação ambiental, justiça climática e o papel da juventude na transformação sustentável dos territórios.

A Conferência integra a etapa municipal da VI edição da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), realizada em todo o Brasil com o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. Voltada para alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), a iniciativa visa mobilizar e conscientizar adolescentes de 11 a 14 anos sobre os desafios socioambientais contemporâneos e o enfrentamento das mudanças climáticas.

Durante o evento, os estudantes atuaram como verdadeiros agentes de mudança, apresentando propostas e reflexões construídas em suas escolas. Destaque para a apresentação da EMEIEF Norberto Alves Batalha, que abordou a trajetória da ativista ambiental Greta Thunberg e reforçou a mensagem “Salve nosso planeta”.

Também foram discutidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase na proposta do ODS 18 (exclusivo do Brasil) que refere à promoção da igualdade étnico-racial, com foco especial nas desigualdades enfrentadas por povos indígenas e pela população preta.

Para a estudante Ana Sofia, da Escola Norberto Alves Batalha, participar da conferência foi uma experiência transformadora: “Uma experiência muito nova, porque eu nunca havia vindo nesses lugares para apresentar para vários alunos”.

A aluna Maria Layla também compartilhou sua emoção em representar a escola e reforçou a importância de eventos como esse para a formação de uma geração mais consciente e engajada. “Eu acho muito importante participar, pois principalmente os alunos participando, neles conseguem ter mais essa consciência para auxiliar o meio ambiente, valorizar mais essa criação maravilhosa que a natureza nos dá”.

A professora da rede municipal, Marília de Souza, destacou o papel formativo deste evento: “Essa Conferência tem uma importância fundamental para os adolescentes, pois a mesma visa conscientizar a todos sobre como cuidar e como proteger o meio ambiente, pensando sempre nas gerações futuras”.

Eldenizia Umbelino, chefe do setor de Educação Integral, reforçou o papel ativo dos estudantes: “Você, como aluno, é importante levar a bandeira da educação ambiental para sua escola. A transformação começa com a consciência e o engajamento de cada um”.

O coordenador de Ações Complementares da Secretaria de Educação, Fábio Freire, também destacou a continuidade do trabalho ao longo do ano letivo: “A educação ambiental continua durante o ano. Com a colaboração de vocês, esse movimento não termina aqui. A semente já foi plantada. Estamos vendo, agora, que a árvore está crescendo”.

Luzivanny Freire, articuladora da Conferência, lembrou que debates ambientais não podem se restringir a uma única data no calendário: “Assuntos como esse não devem ser tratados apenas em uma data. Estamos diante de uma geração cujo marco é se preocupar com o meio ambiente. Precisamos fortalecer esse compromisso todos os dias”.

Saiba mais – A IV Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente destaca o compromisso de Maracanaú com uma educação transformadora, participativa e ambientalmente consciente, valorizando o protagonismo juvenil como elemento central na construção de um futuro mais justo, verde e sustentável.