Prefeitura realiza nova denominação da Unidade de Acolhimento de Maracanaú

Foto: Rafael Dourado

Na última terça-feira, 18 de junho, foi um dia de respeito e memória. A Unidade de Acolhimento de Maracanaú Doutor Nestor Alexandre de Souza Júnior celebrou a sua nova denominação.

A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania — Sasc, realizou a solenidade que oficializou a renomeação da unidade que passou a levar o nome do promotor de justiça Nestor Alexandre (in memoriam), para reconhecer e homenagear as contribuições do profissional na proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente em Maracanaú. Até então, a Unidade se chamava Unidade de Acolhimento Abrigo Domiciliar.

A cerimônia que obedeceu à Lei Municipal n.º3.506/2023, contou com a presença de familiares do homenageado, incluindo sua esposa Joélia Alexandre e filhas: Lara e Lia Alexandre, sendo prestigiada também por autoridades municipais, secretários, além de representantes de diversos equipamentos vinculados à Sasc, dos Conselhos Municipais da Prefeitura de Maracanaú, dos Conselhos Tutelares e demais membros que compõem a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente do município.

Maria Nascimento, irmã do homenageado, falou em nome da família e expressou profunda gratidão pelo reconhecimento. “A passagem do Nestor nesta vida foi marcada pelo seu legado de ética, integridade e comprometimento, por isso, ter essa homenagem é motivo de muito orgulho”, destacou.

Maureni Almeida, coordenadora da Proteção Social Especial da Sasc, reforçou as contribuições do Doutor Nestor para o município que fazem jus à homenagem. “Doutor Nestor foi uma pessoa que sempre contribuiu com o serviço de acolhimento, com o apoio dele conseguimos avançar em várias ações, como os fluxos do disque 100, a instalação do segundo Conselho Tutelar em Maracanaú e ainda o apadrinhamento afetivo. Ele era uma das pessoas que sempre contávamos para fazer alguma celebração com as crianças e adolescentes acolhidos”, relembrou.

Durante a realização da solenidade, houve também a entrega do prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, concedido pela Fundação Abrinq ao município de Maracanaú pela implementação de políticas públicas que garantem os direitos na infância e adolescência.

As Unidades de Acolhimentos são vinculadas à coordenação da Proteção Social Especial (PSE) da Sasc e oferta o serviço de acolhimento institucional, acolhendo crianças e adolescentes, de 0 até 18 anos, que estão sob medida de proteção de acolhimento. Atualmente, Maracanaú tem 03 unidades de Acolhimento Institucional.