A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SESU), realizou nesta quinta-feira, 10 de abril, reunião com diversos órgãos e instituições que integram o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), visando discutir estratégias e ações conjuntas para o enfrentamento à violência e a promoção da segurança pública no município.
O encontro, realizado na sede da SESU, reuniu representantes de órgãos das esferas municipal, estadual e federal, além de membros do poder legislativo e de forças de segurança. Estiveram presentes integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Governo do Estado do Ceará e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Representando a gestão municipal, estiveram presentes membros da Guarda Civil Municipal, Demutran, Secretaria de Educação, Secretaria da Mulher, Secretaria do Trabalho, Secretaria de Esporte, Secretaria de Assistência Social, além de vereadores.
Durante a reunião, os participantes debateram ações integradas de prevenção à criminalidade, com foco no fortalecimento da atuação comunitária e na articulação interinstitucional. A proposta do GGIM é justamente consolidar um espaço permanente de diálogo entre as instituições do sistema de justiça criminal e os órgãos promotores da segurança pública no âmbito local, sem prejuízo da autonomia e das competências de cada um.
Em outro momento da reunião, o representante da Senasp, Hernany Bueno, por meio de videoconferência, explanou sobre várias ações, com ênfase no Projeto Município Seguro, que visa criar cidades mais seguras, através do diagnóstico, monitoramento e fiscalização de políticas municipais de segurança pública.
O GGIM foi concebido na estrutura do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), com o propósito de promover a integração entre os diferentes atores envolvidos na segurança e justiça, visando à redução dos índices de violência e à construção de políticas públicas mais eficazes.
A iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Maracanaú com a promoção de uma cidade mais segura, por meio de ações articuladas, planejadas e baseadas na cooperação entre as instituições. A atuação do GGIM fortalece o protagonismo do município nas estratégias de prevenção e enfrentamento à violência, priorizando a proteção dos cidadãos maracanauenses.