Prefeitura realizará inauguração da Avenida Narciso Pessoa de Araújo e Caminhada pela Paz 2025 no próximo sábado, 29 de março

No momento, você está visualizando Prefeitura realizará inauguração da Avenida Narciso Pessoa de Araújo e Caminhada pela Paz 2025 no próximo sábado, 29 de março
Foto: Rafael Dourado

A Prefeitura de Maracanaú entregará no próximo dia 29 de março, a partir das 16 horas, a Nova Av. Narciso Pessoa de Araújo (antiga Av. VII), no bairro Jereissati. As obras na Avenida compreenderam recursos da ordem de R$ 2,8 milhões para sua requalificação, com área total urbanizada de 12,8 mil m². A Nova Avenida recebeu drenagem, terraplenagem e pavimentação em piso intertravado, calçadas padronizadas, paisagismo, caramanchões, acessibilidade (piso podotátil e rampas de acesso), ciclovia, faixas elevadas, mobiliários urbanos (bancos e lixeiras) e bicicletários. A via homenageará o grande empresário cearense Narciso Pessoa de Araújo. Após a solenidade de inauguração, será realizada a Caminhada pela Paz 2025, com a participação de diversos órgãos municipais, sociedade civil e estudantes. O tema deste ano será “Maracanaú: unidos pela paz, movidos pela equidade”. O cantor Paulo Benevides, com larga carreira nacional e internacional, será a atração da Caminhada pela Paz. A concentração será na Avenida Narciso Pessoa de Araújo, às 16h30min, no bairro Jereissati I.

Promoção da Cultura de Paz –  Foi uma política pública desenvolvida pelo prefeito Roberto Pessoa ainda nas duas primeiras gestões municipais (2005-2012). Além da Caminhada pela Paz, Roberto Pessoa sancionou a Lei 1.290 de 22 de fevereiro de 2008, implantando a Semana da Cultura da Paz, a ser comemorada na última semana de fevereiro, e 27 de fevereiro como o Dia Municipal da Paz. A escolha do dia 27 deve-se ao fato do ex-prefeito Almir Dutra ter sido assassinado nesta data no ano de 1987, sendo assim a Semana da Paz é um movimento do poder público e sociedade civil contra todos os tipos de violência.

Narciso Pessoa de Araújo (1913-1997) – Cearense nascido no Soure (Caucaia), iniciou sua vida profissional na Secretaria do Tesouro Nacional e na Secretaria da Fazenda. Depois trabalhou na J. Torquato, uma importante empresa de materiais de construção, onde se tornou um dos seus diretores. Em associação com Valderi Pacheco fundou a empresa de trasportes coletivos São Cristóvão. Associou-se também a outros amigos e criou a Ceará Ferragens. Abriu, sem parceiros, a Transpessoa, uma nova empresa de trasportes coletivos. Nela trabalhou até os seus últimos anos de vida. Contribuiu com a criação do grupo EMAPE, administrado por seus filhos. Desenvolveu ainda atividades agropecuárias, pelas quais ganhou inúmeros prêmios. Presidiu diferentes instituições como o Maguary Clube, o Fortaleza Esporte Clube, da Fênix Caixeral, da Associação dos Merceeiros do Ceará e o Clube do Canário de Fortaleza, entre outras.