A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc), publica nesta terça-feira, 15 de julho, o Edital de Retificação n.º 05/2025, que altera disposições do Edital n.º 02/2025, referente ao processo seletivo do Programa “Conviver para Ser e Aprender”.
A principal mudança diz respeito à data da prova objetiva presencial, que passou do dia 03 de agosto para o dia 10/08. Com isso, o cronograma do certame foi atualizado para melhor organização e planejamento dos candidatos.
Além disso, a retificação traz ajustes técnicos na redação de alguns itens do edital, visando dar maior clareza às regras da seleção.
O processo seletivo oferece 57 bolsas remuneradas, sendo 49 para nível médio e 8 para nível superior, além de formação de cadastro de reserva. As bolsas são destinadas ao apoio de atividades socioeducativas e ações de fortalecimento de vínculos sociais desenvolvidas pelas secretarias municipais de Assistência Social e Segurança Alimentar; Inclusão e Cidadania; Esporte; Cultura e Turismo; e Juventude e Lazer.
As inscrições são gratuitas e permanecem abertas até 18 de julho, exclusivamente de forma online, por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/U8NWesVMdvTTkZXv9.
Os interessados devem anexar, em formato PDF, os documentos exigidos no edital, como RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e certificados de cursos e experiências.
Para participar, é necessário:
– Ter idade mínima de 18 anos;
– Possuir, no mínimo, o ensino médio completo;
– Residir em Maracanaú;
– Não ter participado de edições anteriores do programa;
– Não ter sido desligado por desempenho insuficiente.
Os selecionados atuarão como Agentes de Convivência, em áreas como:
– Inclusão Social;
– Atividades Socioeducativas;
– Socioculturais;
– Socioesportivas;
– Visitação domiciliar (Programa Criança Feliz);
– Oficinas de teatro, dança, capoeira, música, artes manuais, entre outras.
Valores e duração das bolsas:
R$ 1.950,00 (nível médio)
R$ 2.150,00 (nível superior)
As bolsas têm carga horária de 40 horas semanais e vigência de 24 meses, podendo ser prorrogadas uma única vez por igual período.
Etapas do processo seletivo:
1. Análise curricular (eliminatória e classificatória — pontuação mínima de 15 pontos);
2. Prova objetiva presencial (avaliação de conhecimentos específicos e gerais);
3. Entrevista (pontuação máxima de 40 pontos).
Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 60 pontos na soma das etapas.