A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Maracanaú) deu um passo importante rumo à modernização de seus serviços com a implantação do Procon Digital. O novo sistema substitui a maioria dos processos em papel por trâmites eletrônicos, garantindo mais agilidade, economia e eficiência no atendimento à população.
Conforme o órgão, embora ainda sejam necessárias impressões para comunicações externas específicas, o núcleo de todo o processo agora passa a ser digital, reduzindo de forma significativa o uso de papel.
O projeto do Procon Digital foi motivado por três fatores principais:
– Economia de custos, especialmente com impressões;
– Modernização administrativa, com a adoção de um sistema próprio e mais eficiente;
– Ganho em eficiência física, com a redução da necessidade de grandes arquivos para o armazenamento de processos.
Além da economia de recursos, o novo sistema traz reflexos diretos para o cidadão. Com a eliminação de etapas burocráticas, como impressão, arquivamento e busca física de processos, a tramitação interna se torna mais ágil, o que reduz o tempo de atendimento e melhora a experiência do consumidor que busca os serviços do Procon.
A implantação do Procon Digital só foi possível graças à atuação e apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Formação Tecnológica (SETEC), que não apenas idealizou, mas também desenvolveu diretamente o sistema. A parceria reforça o compromisso da Gestão Municipal em aplicar inovação tecnológica para modernizar os serviços públicos e oferecer mais qualidade à população.
Saiba mais – O Procon Maracanaú está localizado na Rua Quatro, n.º 370, bairro Jereissati I. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Nas sextas-feiras, o funcionamento é das 8h às 14h.