Procon orienta consumidores maracanauenses para o período de Carnaval

Arte que traz um fundo azul com máscaras, em alusão ao Carnaval, repleto de orientações do Procon Maracanaú para que os consumidores aproveitem o Carnaval, livres de problemas e possíveis imprevistos durante os dias de folia.
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Procon Municipal
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

O Carnaval está chegando e é grande a expectativa das pessoas que optam por aproveitar este período de muita alegria. Para o consumidor aproveitar o feriado de Carnaval, livre de problemas e possíveis imprevistos durante os dias de folia, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor — Procon Maracanaú, irá disponibilizar algumas orientações para o folião aproveitar o período festivo com tranquilidade.

Para evitar ser vítima de golpes durante o Carnaval, é preciso estar atento e tomar medidas de segurança. Independentemente da diversão e destino escolhido, o folião precisa ter muito cuidado na compra de pacotes de viagens, ao alugar imóveis, adquirir ingressos para festas, fantasias, e até mesmo quando optar por desistências e devoluções. Caso o consumidor acredite que foi vítima de um golpe, deve procurar imediatamente as autoridades locais.

É importante que o consumidor conheça seus direitos estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor [CDC], e saiba o que pode ser cobrado ou não, para se proteger e argumentar com os estabelecimentos.

Confira alguns exemplos comuns de golpes que podem ocorrer durante o Carnaval:

Taxas excessivas para produtos ou serviços — Sempre pesquise os preços antes de comprar pacotes de viagens, passagens aéreas, alugar imóveis, comprar fantasias, dentre outros produtos e serviços.

Falsificação de marcas — A orientação é comprar produtos apenas de lojas autorizadas.

Anúncios falsos — É importante verificar a veracidade das informações antes de se comprometer com uma oferta.

Venda de ingressos falsos para desfiles, shows ou festas — Compre ingressos apenas de fontes confiáveis, como sites oficiais ou vendedores autorizados.

Clonagem de cartões de crédito — Verifique regularmente seu extrato bancário para detectar transações suspeitas e evite usar cartões de crédito em locais pouco confiáveis.