Você está visualizando atualmente Professor da rede municipal é aprovado na seleção da Capes/Fulbright e fará curso nos Estados Unidos

Sandro Almeida Borém é professor de Língua Inglesa da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Comissário Francisco Barbosa, em Maracanaú. Ele foi aprovado na seleção do Programa de Desenvolvimento para Professores de Inglês – PDPI da Capes/Fulbright, para fazer um curso de Desenvolvimento de Metodologia, nos Estados Unidos da América, voltado para docentes com conhecimentos avançados na Língua Inglesa e que pretendem desenvolver novas metodologias de ensino-aprendizagem.

A seleção contou com 2.530 candidatos de todo o Brasil. O objetivo do PDPI é valorizar os professores que atuam nas redes públicas de educação básica; fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês; compartilhar com esses profissionais metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula; oferecer uma experiência in loco em história e cultura dos Estados Unidos; e estimular parcerias com universidades e docentes americanos, visando futuros intercâmbios de educadores e de alunos entre os dois países.

Ele relatou que a oportunidade de participar do programa favorecerá alunos e professores de inglês da rede, pois esse estabelece: “para os candidatos selecionados na modalidade de Desenvolvimento de Metodologias, realizar a disseminação ou aplicação dos conhecimentos e apresentar à Capes, no prazo de 120 dias após o retorno ao Brasil, o relatório das atividades desenvolvidas”. Desse modo, ao retornar de sua formação nos EUA, o professor tem a intenção de realizar várias atividades, projetos e pôr em prática o que aprendeu para que a qualidade de ensino de inglês no município torne-se ainda melhor. Destacou ainda que o apoio da gestora geral da escola, Salomé Soares, foi de suma importância nesse processo.

Por fim, declarou os benefícios desta aprovação. “Estou muito honrado de ter conseguido essa vaga, pois independente da formação que tenho, é muito importante buscar o aprimoramento, a profissionalização, sempre tendo em mente desenvolver um bom trabalho e ajudar os outros. Trabalho com vários projetos e espero que esse curso me ajude a desenvolvê-los de maneira mais efetiva, pois quero buscar a aprendizagem do aluno”. (Bruna Marques)