Professores da rede municipal participam da primeira formação de 2024

• Autor do post:
  • Categoria do post:Educação
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Com o início do ano letivo, os professores do 1° ao 5° ano participaram da primeira formação de 2024, seguindo o tema da Jornada Pedagógica “Protagonismo e Liderança da Gestão Escolar: perfil e aprendizagem com foco na aprendizagem”. A programação ocorreu de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, na Unifametro.

Aline Sousa, chefe do setor de Anos Iniciais da Secretaria de Educação, conta que nessa primeira formação foram apresentados os resultados dos testes de 2023, avaliações diagnósticas e externas. “Trazendo uma reflexão desses resultados, do impacto no processo de ensino-aprendizagem para o ano de 2024. São eles que norteiam e direcionam, entre outros fatores, a nossa prática docente”, explica.

A professora alfabetizadora, Irene Rodrigues, do 1° ano da Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, se emociona ao falar sobre o índice de alfabetização, e hoje vê que, também devido ao incentivo nas formações, houve uma grande evolução no aprendizado das crianças. “O Ceará ser referência para o Brasil, é uma vitória, uma conquista muito grande. As formações dão um suporte no nosso trabalho. É uma ferramenta imprescindível”, destaca.

Pamella Cruz, professora alfabetizadora do 2° ano da Escola Municipal Senador Carlos Jereissati, diz que a formação é importante para haver uma reflexão sobre o ensino e uma troca de saberes. “No momento em que a gente busca o aprimoramento, já coloca em pauta o exercício de novas práticas pedagógicas. Sempre saímos daqui com o coração e a cabeça cheia de novas ideias para colocar em prática na sala de aula”, afirma.