Profissionais do Posto de Saúde Elias Boutala participam do Projeto “Cuidar de mim”

Você está visualizando atualmente Profissionais do Posto de Saúde Elias Boutala participam do Projeto “Cuidar de mim”

Os profissionais da saúde da Unidade Básica de Saúde da Família – Ubasf Elias Boutala Salomão deram início ontem, 6 de fevereiro, ao projeto “Cuidar de Mim”, em parceria com a Secretaria da Saúde, através da Residência em Saúde da Família e Coletivo Paralelo, grupo teatral do Município. A iniciativa visa oferecer uma sequência formativa de práticas coletivas de cuidado e autocuidado para os profissionais da unidade básica de saúde Elias Boutala, utilizando como ferramentas a técnica teatral e a “palhaçoterapia”.

A ação acontece no auditório da unidade de Saúde Elias Boutala, localizado na Av. III com Av. Central, no bairro Jereissati I. A duração do projeto será de 2 meses, onde serão organizados oito encontros, cada um com a duração de uma hora. As atividades serão realizadas até o dia 31 de março e contemplarão os profissionais das Equipes de Referência da Estratégia de Saúde da Família – Eq.RSF do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf e demais colaboradores da unidade. (Bruna Morais)

CONFIRA O CRONOGRAMA:

DATA

ATIVIDADE

03/02/2017

Apresentação do projeto à equipe da UBASF Elias Boutala Salomão e divulgação de sua realização para os profissionais envolvidos.

10/02/2017

1ª semana – Quem eu sou?

Práticas integrativas em grupo: meditação individual e em grupo, diálogos de conexão e partilha; dinâmicas de quebra-gelo e teatrais; dinâmicas recreativas.

17/02/2017

2ª semana – Os caminhos do autocuidado.

Fundamentos e prática de técnicas orientais: tai chi chuan, lien ch’i, meditação e massagens energéticas (reflexologia, do-in, auriculoterapia).

24/02/2017

3ª semana – Os caminhos do autocuidado (continuação).

Yoga e meditação transcendental, biodança e musicoterapia.

03/03/2017

4ª semana – O poder em comunidade.

Dança circular e exercícios de integração e cuidado de si, do outro e do mundo.

10/03/2017

5ª semana – O poder da máscara.

Exercícios baseados na técnica do teatro do oprimido (Augusto Boal) e nos significados das máscaras sociais (trabalho, família, lazer, igreja etc.).

17/03/2017

6ª semana – O palhaço interior e a criança de cada um (1ª parte).

Exercícios individuais e coletivos que trabalham a espontaneidade e a comicidade pessoal para fins de autoconhecimento e autocuidado.

24/03/2017

7ª semana – O palhaço interior e a criança de cada um (2ª parte).

Exercícios individuais e coletivos de despertar inicial do palhaço pessoal: ritual da máscara.

31/03/2017

8ª semana – O que levamos e o que podemos fazer?

Roda de conversa e debate de possíveis propostas de ação a partir das experiências do projeto.