Programa de Atração de Empresas de Maracanaú conta com 48 empreendimentos em instalação e geração de 2 mil novos empregos

programa-de-atracao-de-empresas-de-maracanau-conta-com-48-empreendimentos-em-instalacao-e-geracao-de-2-mil-novos-empregosO Governo Municipal de Maracanaú, por meio do Programa de Atração de Empresas coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE, está contribuindo para a expansão da atividade econômica e ampliação do mercado de trabalho local. Um total de 23 grandes negócios estão em instalação no Município, com a expectativa de 2.065 empregos diretos e investimentos de R$ 380,5 milhões. Outras 48 unidades já formalizaram o interesse de construir unidades na Cidade, somando 6,6 mil empregos diretos e R$ 516,7 milhões em novos recursos nos próximos anos.
Para conceder os incentivos fiscais e apoio, como doação de terreno, subvenção do aluguel de galpões e infraestrutura urbana, o Governo Municipal exige da empresa captada pelo Programa de Atração que, pelo menos, 80% dos empregos criados sejam destinados aos moradores de Maracanaú, sendo metade deste percentual para pessoas com idade entre 18 e 29 anos.

Inserção no mercado de trabalho e qualificação – Outras importantes ações do Governo Municipal em prol do mercado de trabalho são a intermediação para o emprego e a qualificação – coordenadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo – Setee. Por meio da Setee, o Município garante, semanalmente, 200 novas vagas de emprego no Sine Municipal. A Secretaria conta ainda com uma série de ações, como cursos e oficinas, e programas como o Artesanato de Maracanaú e a Rede Maracanaú de Economia Solidária, que apoiam os trabalhadores e empreendedores. Há ainda os Centros de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor – Cates, que levam aos bairros e às comunidades as ações de qualificação profissional e promoção do empreendedorismo. (Oswaldo Scaliotti)