Projeto Grupo de Pilates é realizado nos postos de saúde

You are currently viewing Projeto Grupo de Pilates é realizado nos postos de saúde

As Unidades Básicas de Saúde, Almir Dutra no Timbó, que fica localizada na Rua 125, nº396 – Timbó, e Carlos Antônio Costa Pessoa Martins, localizado na Avenida 4 de Julho, S/N – Jereissati II, realizam o projeto com aulas de Pilates nas Unidades. As aulas são conduzidas pelas fisioterapeutas do Nasf com encaminhamento das unidades. A iniciativa tem como objetivo trabalhar com a comunidade um tratamento mais diferenciado e de difícil acesso por questões financeiras. As aulas acontecem duas vezes na semana, com duração de 1 hora de aula com Fisioterapeuta.

Segundo o Secretário de Saúde, Torcápio Vieira, o projeto é muito importante. “O Grupo Pilates é de importância para saúde pública, notadamente relacionado com o desenvolvimento motor, por meio de atividades físicas, para a comunidade, na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, importante para revigorar, fortalecer e estimular o tônus muscular, além de prevenir agravos ao sistema motor, como também, despertar a produção de endorfina, o hormônio do prazer e alto-astral”, afirma o secretário.

Os exercícios do método Pilates se centram em fortalecimento do organismo como um todo e utiliza a força dos músculos do core, como alavancar para ter a força necessária a fim de realizar os exercícios. Os músculos do Core são aqueles que nos trazem maior equilíbrio e estabilidade. (Bruna Morais)