O Projeto Virando o Jogo, do Governo do Ceará, vem repercutindo positivamente na vida de jovens em situação de vulnerabilidade social e expostos aos fatores de risco à violência. Agora é a vez de Maracanaú, colher os frutos de uma política pública que leva às juventudes a oportunidade de acessarem gratuitamente cursos de qualificação profissional e atividades socioeducativas como estratégias para o ingresso no mercado de trabalho ou reinserção escolar.
Olho no calendário: até a próxima sexta-feira, 27 de outubro, estão abertas as inscrições para a edição especial do Projeto que chega a três novos municípios cearenses, além de Fortaleza e Sobral, onde já está em curso, prometendo alcançar nada menos do que 1000 jovens entre 15 e 22 anos que estão fora do mercado de trabalho ou evadidos da escola, residentes em áreas territoriais associadas a fatores de risco à violência e com renda per capita familiar inferior a meio salário-mínimo.
A mais nova edição do Virando o Jogo também guarda novidades: após cinco meses de formação, ao concluir o curso de qualificação profissional com frequência regular, os jovens participantes receberão um kit de incentivo ao empreendedorismo para dar início ao próprio negócio. Ao longo de todo o processo formativo, também contam com ajuda de custo, fardamento, material didático e lanche. As inscrições são online, através do site: http://virandojogo.vicegov.ce.gov.br.
Em Maracanaú, abraçar o Projeto Virando o Jogo também é assinar embaixo de um esforço comum para dirimir vulnerabilidades sociais associadas a fatores de risco à violência.
“O Projeto Virando o Jogo chega à Maracanaú através de alinhamentos feitos através do PReVio, o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Estado, e vem justamente criar alternativas para reduzir os já elevados índices de violência em nosso município. Por isso, demos as mãos e criamos condições estruturais para o Projeto beneficiar aquele jovem que está fora do mercado de trabalho ou da escola, a parcela da juventude que, uma vez ociosa, fica mais à mercê da criminalidade. Com esse Projeto, damos oportunidades para os jovens escolherem outro caminho, o da solidariedade e o do empreendedorismo, adquirindo formação não só para o trabalho como para o exercício da cidadania”, destacou o Secretário de Segurança Urbana de Maracanaú, Coronel Castelo Branco.
Saiba mais — Em Maracanaú os bairros contemplados pelo Projeto Virando o Jogo são: Acaracuzinho, Coqueiral, Piratininga e Novo Maracanaú.
- Inscrições presenciais no período da manhã, das 09h às 12h, nos seguintes locais:
Centro de Línguas de Maracanaú — CLM (Rua Belém, n.º 91, Piratininga);
Centro Vocacional Tecnológico — CVT Maracanaú (Av. Central, s/n, Jereissati I).
- Inscrições presenciais manhã e tarde: das 08h às 12h e das 13h às 16h:
Sede da Secretaria de Segurança Urbana (Rua 1, n.º 652, Novo Maracanaú).
Para a inscrição é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.