O município de Maracanaú foi certificado, pela quinta vez, com o Selo Unicef. O resultado da edição Município Aprovado 2021-2024 foi divulgado nesta quarta-feira, 06 de novembro, pelo Fundo das Nações Unidas para Infância – Unicef. A Certificação trata-se do maior reconhecimento internacional de eficácia das políticas públicas voltadas para as crianças e jovens. Esta, também, é a terceira vez consecutiva que Maracanaú vence o Selo Unicef, o que representa mais uma conquista histórica da gestão Roberto Pessoa.
A articuladora do Selo Unicef em Maracanaú e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Glauciane Oliveira celebrou o resultado. “Tivemos uma grande caminhada até chegar aqui nesta conquista. Foram intensos quatro anos de trabalho e, quem ganhou nesse percurso, foram todas as crianças e adolescentes do nosso município, pois tudo foi feito pensando no presente e no futuro desse público. Desse modo, toda a gestão do prefeito Roberto Pessoa está de parabéns por essa certificação. Sem dúvida, Maracanaú está em festa com esse resultado”, destacou.
Nesta edição, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, para chegar a estes resultados, os municípios reconhecidos com o Selo UNICEF se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e metal de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
No Brasil, 923 cidades conquistaram o Selo. E, no Ceará, 158 municípios conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização, educação e proteção contra as violências.
SOBRE O SELO UNICEF – É uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência.