Representantes do IPM de Maracanaú participaram do 55º Congresso Nacional da ABIPEM

You are currently viewing Representantes do IPM de Maracanaú participaram do 55º Congresso Nacional da ABIPEM

Os diretores e colaboradores do Instituto de Previdência do Município de Maracanaú participaram, de 8 a 10 de junho, do 55º Congresso Nacional da ABIPEM – Associação Brasileira das Instituições Previdenciárias dos Estados e Municípios e do 4º Congresso Estadual da ACEPREM – Associação Cearense dos Regimes Próprios de Previdência do Estado e dos Municípios. Os eventos foram realizados simultaneamente no Centro de Eventos do Estado do Ceará.

Os Congressos contaram com a participação de mais de 1300 representantes de Regimes Próprios de Previdência Social de todo o país. Apenas no Ceará dos 64 Regimes Próprios existentes, 41 se inscreveram e participaram ativamente. Na ocasião o Diretor-Presidente do IPM de Maracanaú, Thiago Coelho, coordenou a palestra sobre Certificação Previdenciária onde foram abordados os aspectos e inovações trazidos pela legislação que disciplina a matéria e impõe a obrigatoriedade da certificação. Bem como a condição para que os dirigentes, gestores e conselheiros de previdência assumam estas atribuições.

Durante os Congressos, especialistas na área abordaram os mais variados temas relacionados às alterações e inovações na legislação previdenciária voltada para os Regimes Próprios de Previdência Social. Como, por exemplo, a Reforma da Previdência trazida pela Emenda Constitucional 103 de 2019, a Emenda Constitucional 120 que estabelece piso e aposentadoria especial para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, Gestão de Recursos dos Regimes Próprios, dentre outros assuntos importantes para todos que lidam com os RPPS. Além disso o encontro oportunizou um momento rico de interação com Gestores de RPPS e Especialistas renomados de todo o Brasil.
(Por Eudasio Menezes)