Requalificação: Prefeitura entrega reforma do Cras Indígena à população Pitaguary

No momento, você está visualizando Requalificação: Prefeitura entrega reforma do Cras Indígena à população Pitaguary
Foto: Alan Levi
Nessa terça-feira, 26/11, a reforma do Centro de Referência de Assistência Social — Cras Indígena foi entregue à população Pitaguary em solenidade de reinauguração, realizada pela Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania — Sasc.
Com um investimento na ordem de R$ 615. 751,38, a obra realizada em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano — Seinfra, respeitou o design da unidade em formato de oca e contou com a construção de salas para atendimento em grupo, nova cozinha, melhorias na infraestrutura do prédio com acessibilidade. A reforma contemplou ainda pintura, retelhamento, troca de pisos e portas, além de reparos na rede elétrica e hidráulica. O Cras Indígena atende mais de mil famílias das comunidades do Horto, Olho D’Água e Santo Antônio do Pitaguary.
Durante o evento, a liderança indígena Cacique Madalena destacou a importância do trabalho do Cras na região. “Antes, nós não sabíamos a quem se dirigir. E, com o Cras Indígena, foi uma porta que se abriu do município para nós, povo Pitaguary. Então, com esse prédio construído e, agora, reformado e ampliado, são só melhorias para a nossa comunidade”, frisou.
O secretário da Assistência Social, Daniel Baima, reforçou o compromisso da gestão com toda a cidade. “No dia 25/11, estávamos entregando o novo prédio do Cras Jereissati, no Centro, e, hoje, dia 26/11, do outro lado da cidade, estamos entregando a reforma do Cras Indígena. Isso mostra o compromisso com a política de assistência social, compreendendo que essa política é para quem mais precisa. É necessário ter esse olhar para toda a cidade”.
“Muito mais que um equipamento reformado e entregue, o qual é algo físico, é o que tem dentro: a alma, a qual são os nossos assistentes sociais e demais profissionais que atendem no dia a dia a necessidade do povo. Esse é o principal fundamento do Cras”, disse o prefeito Roberto Pessoa durante a solenidade no território Pitaguary.
O momento, que reuniu autoridades municipais, representantes do poder legislativo e de diversas secretarias da Prefeitura de Maracanaú, foi celebrado junto de pajés, caciques e demais lideranças indígenas. Participaram também representantes do Movimento Saúde Mental, da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará, do Governo do Estado e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas — FUNAI.
Fortalecendo o compromisso com a política de assistência social em Maracanaú, além do Cras Indígena, a Prefeitura já entregou no decorrer de 2024, a reforma e requalificação de quatro unidades de atendimento da Sasc: Cras Jereissati, Cras Piratininga (Luiz Rodrigues de Brito), Cras Jardim Bandeirantes (Ambrosina Alves Ferreira) e Cras Timbó (Jorgeanny Vieira Costa Lima).
Serviço:
Cras Indígena — Endereço: Rua Manoel Pereira, 8672 — Santo Antônio do Pitaguary