Restaurante Popular realiza ações sobre prevenção de acidentes domésticos e combate ao trabalho infantil

No momento, você está visualizando Restaurante Popular realiza ações sobre prevenção de acidentes domésticos e combate ao trabalho infantil

Visando promover conhecimento aos seus usuários, o Restaurante Popular de Maracanaú, órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc), realizou duas atividades educativas nos dias 1° e 2 de julho. A primeira atividade foi uma palestra sobre prevenção de acidentes domésticos, enquanto a segunda ação tratou-se de uma roda de conversa para debater o combate ao trabalho infantil.

A palestra contou com a participação de trinta beneficiários do equipamento da rede de Segurança Alimentar e Nutricional, especialmente idosos. O momento foi importante para abordar diversas formas de evitar acidentes em casa e como proceder em casos de engasgos, queimaduras, quedas e outros incidentes.

Além de pertencer à programação de atividades do Restaurante Popular, a iniciativa também faz parte do ciclo de palestras mensais promovido em parceria com o Projeto Paz no Lar para garantir debate e conhecimento ao público do equipamento.

O segundo momento contou com a presença de servidores da Diretoria de Proteção Social Especial da Sasc (DPSE), para a medição da roda de conversa sobre combate ao trabalho infantil. Trinta participantes, dentre eles, pais e filhos, puderam aprender como reconhecer e lidar com crianças em situação de trabalho infantil e fazer parte de uma importante oficina sobre a temática.

Sobre o Projeto Paz no Lar — É realizado em Maracanaú e tem o objetivo de combater a violência doméstica e familiar contra mulheres, oferecendo apoio e proteção às vítimas, com acompanhamento desde a delegacia até o julgamento. O projeto é realizado pelo Tribunal de Justiça, em parceria com a Polícia Militar e a Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos, onde já alcançou mais de 800 mulheres, que foram vítimas de violência doméstica e familiar.

Sobre a DPSE — É uma diretoria da Sasc que visa atender famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, cujos direitos foram violados ou estão ameaçados. A DPSE é responsável por coordenar o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).