Você está visualizando atualmente São João de Maracanaú tem grande abertura com Wesley Safadão e ampla programação cultural
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Cultura e Turismo
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

O São João de Maracanaú chega a sua décima edição consolidado como um dos mais importantes eventos culturais do Nordeste, o principal festejo junino do Ceará e um dos três maiores do País. Este ano o tema do evento é “O Ceará de Cabo a Rabo” e está homenageando os cearenses Humberto Teixeira, “Seu” Lunga, Júlio Barbeiro e Renato Aragão.

A abertura do São João de Maracanaú 2015 iniciou na noite dessa última sexta-feira, 3, com a apresentação da Banda Municipal de Maracanaú e com diversas atrações culturais no palco da Vila São José. A Cidade Cenográfica este ano veio com muitas novidades para os visitantes. A Igrejinha, que esse ano realizará todos os dias novenas a partir das 18h, a Fazendinha, o Restaurante, a Tapiocaria, o Museu, o Xilindró, a Barraca do Artesanato e até o palco da Vila ganharam uma nova roupagem para divertir as milhares de pessoas que passam pelo local.

Uma das novidades da Cidade Cenográfica é o “Cinema”, onde o público vai poder conferir todas as noites sessões de filmes que retratam a cultura nordestina. Outra novidade é o Boteco Kaiser e a Granja Regina, que estão oferecendo aos visitantes comida regional e apresentações artísticas, como Forró Pé de Serra e duplas sertanejas.

Como todos os ano do evento, as barracas das secretarias do Município trazem novidades e muita diversão para o público na Vila São José. As barracas da Saúde e do Meio Ambiente, além de realizarem brincadeiras com os visitantes, também realizaram trabalhos de mobilização e conscientização na primeira noite do evento. O destaque foi para a barraca do Selo Unicef, que divertiu a criançada com muitas brincadeiras, palhaços, música, contação de histórias e pinturas. As ações de marketing realizadas pelos patrocinadores do evento, como a Sky, Ypióca, Cerbras e Petrobras, também divertiram os presentes.

No Quadrilhódromo, o público se reuniu para prestigiar a IV Mostra Infantil de Quadrilhas Juninas de Maracanaú. A Mostra Infantil, que será realizada até o dia 9 de julho, é um projeto do Governo Municipal que reúne crianças e adolescentes, com a faixa etária de 8 a 15 anos, das escolas municipais e Centros Referência da Assistência Social – Cras para se apresentarem no São João de Maracanaú. Além disso, o projeto também visa resgatar a tradição das quadrilhas juninas do Município, fomentar novos grupos juninos e proporcionar cultura popular para essas crianças e adolescentes através da arte da dança.

Na hora dos shows, que são realizados em dois grandes palcos, a Cidade Junina de Maracanaú lotou e reuniu cerca 100 mil pessoas. O público cantou, dançou e vibrou com as apresentações da dupla Waldo & Felipe, Pisada Boa e, com as atrações mais esperadas da noite, Solteirões do Forró e Wesley Safadão e a Banda Garota Safada.

Para atender um grande público e para que os visitantes se divertissem e voltassem para casa com segurança, o evento contou com o apoio da Polícia Militar, dentro e no entorno da Cidade Junina, com seguranças particulares, Guarda Municipal, Bombeiros e agentes do Departamento de Trânsito e Transportes de Maracanaú – Demutran. Além disso, contou com equipes do SOS, um ambulatório médico, duas ambulâncias e equipes da vigilância sanitária. (Mariana Freitas)

Confira programação do São João 2015

Shows – a partir das 21 horas

4\07 – Conde do Forró, Dorgival Dantas, Jane Moreno & Krakes do Forró e Forró dos Plays

10\07 – César Menotti e Fabiano, Coleguinhas Simone & Simaria, Forró 3D e Forró do Bom

11\07 – Bell Marques, Lagosta Bronzeada, Rasgada Forrozeira e Toca do Vale

17\07 – Aviões do Forró, Luis Marcelo e Gabriel, Forró dos Amigos e Pé de Ouro

18\07 – Bonde do Brasil, Mateus Fernandes e Forrozão Vem com Tudo

Festivais de Quadrilhas Juninas – a partir das 18 horas

3 a 9/07 – IV Mostra Infantil de Quadrilhas Juninas de Maracanaú

5 a 10/07 – XXIX Festival de Quadrilhas Juninas de Maracanaú

11 a 16/07 – II Concurso Cearense de Quadrilhas Juninas de Maracanaú – Adulto e Infantil

17 e 18/07 – I Concurso Brasil Junino de Quadrilhas Juninas de Maracanaú

Homenagens no São João de Maracanaú 2015 – a partir das 19 horas

7\07 – Humberto Teixeira e Iguatu

9\07 – Renato Aragão e Sobral

14\07 – Seu Lunga e Juazeiro do Norte

16\07 – Júlio Barbeiro e Maracanaú

Programação Cultural da Cidade Cenográfica Vila São José – a partir das 18 horas

* Apresentações culturais com casamento matuto, violeiros e repentistas, forró pé de serra, danças folclóricas, apresentações e intervenções teatrais e circenses, além de shows com humoristas consagrados.