Secretário

Meire Costa Lima
Luzia Maria Rocha Costa Lima

Competências

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar tem como finalidade a proteção social a todas a famílias, grupos e indivíduos em situacão de vulnerabilidade e risco social, visando a garantia de direitos socioassistenciais, erradicando as desigualdades sociais no município de Maracanaú.

Contatos

Centros de Referência da Assistência Social - CRAS

Os Centros de Referência da Assistência Social – Cras funcionam como a porta de entrada da política de assistência social no Município. É através do Cras que o Governo Municipal se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais e a importância de políticas públicas para reduzir essas desigualdades. Além de um acompanhamento continuado, por meio do Programa de Atenção Integral a Família – PAIF, os Cras oferecem outros atendimentos para crianças de zero a 6 anos e de 7 a 14 anos por meio dos Polos de Convivência; e de 15 a 17 anos, com o Projovem Adolescente.

Público Alvo: famílias residentes em Maracanaú que estejam socialmente vulneráveis.Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira, de 8h às 12 h de 13h às 17 h.

Rua 101, 172 – Conj. Acaracuzinho
Tel. 3383-3536 / 3383-3537
Email: crasacaracuzinho_sasc@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Alto Alegre I, DI 2000, Novo Oriente, Jenipapeiro, Acaracuzinho, Vila da Paz, Jardim Maravilha, Santo Sátiro, Vila Vintém, Vila Buriti.

Rua Tabajara, 1500 – Alto Alegre II
Tel. 3392.8552/ 98154.7413
Email: crasaltoalegre_sasc@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Alto Alegre II, Parque Santa Maria.

R. Samuel Uchôa, 800 – Antonio Justa
Tel. 3383-3524 / 3383-3525
Email: crasantoniojusta@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Alto da Mangueira, Antônio Justa / Picada, Horto, Escola de Menor, Vida Nova, Olho d’ Água, Jardim do amor, Colônia.

Rua Manoel Pereira, 8672 – Santo Antônio do Pitaguary
Tel. 3383-3532 / 3383-3533
Email: crasindigena.maracanau@yahoo.com.br
Área de Atuação: Horto, Olho D’Água, Santo Antônio do Pitaguary, Furna da Onça, Picada.

Av. X, 254, no Jereissati II
Tel. 3383-3520 / 3383-3521
Email: crasjereissati@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Jereissati I (ruas 4 a 16 e av. Central), Jereissati II, Centro, Boa Vista, Bela Vista.

Av. Ayrton Senna, 800 – Jardim Bandeirantes
Tel. 3383-3530 / 3383-3531
Email: crasjardimbandeirantes_sasc@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Jardim Bandeirante, Pajuçara, Menino Jesus de Praga.

Rua Pompeu Ferreira da Ponte, 695 – Luzardo Viana
Tel. 3383-3528 / 3383-3529
Email: crasmucuna@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Cágado, Jaçanaú / Serra Azul, Mucunã de Baixo e Cima, Parque Luzardo Viana, Pau Serrado, Parque Tijuca.

Rua São Sebastião, 273 – Pajuçara
Tel. 3383-3535
Email: craspajucara_sasc@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Boa Esperança, Conj. Paraíso, Industrial, Pajuçara, Cidade Nova, Pq. Novo Mondubim, Esplanada do Mondubim.

Rua 02, S/N – Novo Maracanaú
Tel. 3383-3518 / 3383-3519
Email: craspiratininga_sasc@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Piratininga, Residencial Maracanaú, Maracananzinho, Coqueiral, Novo Maracanaú.

Rua Maria Fernandes, 110 – Santa Maria/Siqueira
Tel. 3383-3522 / 3383-3523
Email: crasparquesaojoao_sasc@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Jari, Canindezinho, Siqueira I, Siqueira II, Jardim Jatobá, Parque São João, Parque Santa Maria, Loteamento Osório de Paiva.

Rua 125, 413 – Timbó
Tel. 3383-3526
Email: crastimbo_sasc@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Timbó, Residenciais Demócrito Dummar I, II e III, parte da Avenida Central, Avenidas VI, VII e VIII, Ruas 1, 2, 3 e das ruas 17 a 40 do Jereissati I.

Outros equipamentos da SASC

O trabalho do Banco consiste em articular a doação de alimentos junto a unidades de produção, armazenamento e comercialização de alimentos – como indústrias, hiper e supermercados, varejões e centrais de abastecimentos – para repassar à população, via entidades assistenciais.

Antes de efetuar as doações, o banco faz a seleção, classificação, processamento e embalagem. Posteriormente, os alimentos são distribuídos gratuitamente para entidades assistenciais de forma a complementar as refeições diárias dos beneficiados.

A distribuição desses alimentos é feita por entidades previamente cadastradas que, além dos alimentos, recebem assistência educacional para manuseio e aproveitamento dos mesmos. Essas instituições também oferecem cursos de qualificação profissional e capacitação das comunidades.

Infraestrutura

O prédio do Banco de Alimentos contempla: Setor de recepção e pré-higienização dos alimentos recepcionados; Área de descarte; Setor de processamento; Acondicionamento e identificação; Estocagem – área de armazenamento de alimentos não perecíveis e câmara fria; Espaço de higienização e armazenamento; Área de Expedição; Administrativo; e Capacitação.

Banco de Alimentos

Avenida IV, 60 – Jereissati, atrás do Restaurante Popular
Tel. 3383-3552

Inaugurado em 2007, o Centro de Convivência do Idoso – CCI é um complexo com capacidade para atender até 500 idosos por dia. O CCI tem como objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

No CCI são oportunizadas as trocas de experiências intergeracionais e o resgate social do papel do idoso, favorecendo a convivência grupal entre indivíduos de uma mesma cidade. Desenvolver potencialidades artísticas e culturais, e orientar e favorecer o acesso dos idosos aos bens e serviços da comunidade, são objetivos do Centro de Convivência do Idoso.

Público alvo: pessoas cima de 60 anos de idade residentes em Maracanaú.

Atividades desenvolvidas: As reuniões com grupos de convivência da terceira idade ocorrem semanalmente no Centro de Convivência do Idoso. Nos encontros os idosos participam de rodas de conversa e atividades artístico culturais com objetivo de construir as condições necessárias a sua plena atividade na sociedade maracanauense. A equipe técnica é formada por assistentes sociais, educadores sociais, psicólogo, sociólogo, teólogo e terapeuta ocupacional.

Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, de 8h às 12 h e de 13h às 17 h.

Localização: Av. X, 100 – Jereissati II.
Fone: 3383-3540
E-mail: ccidoso@maracanau.ce.gov.br

 

Maracanaú conta hoje com um Centro de Convivência Social – CCS, que é um espaço socioeducativo voltado para cultura, arte, esporte e inclusão digital, valorizando a formação cidadã e o protagonismo juvenil.

Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira, de 8h às 12 h e de 13h às 17 h.
Endereço: Av. Maria Galdino, 11 – Timbó
Fone: 3383-3542 / 3383-3543
E-mail: ccstimbo_sasc@maracanau.ce.gov.br

As Cozinhas Comunitárias de Maracanaú são equipamentos públicos, criados dentro de uma estratégia de inclusão social produtiva e de fortalecimento de ação coletiva.
Funcionam como Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) destinadas ao preparo e fornecimento de refeições diárias. As cinco unidades de Cozinhas Comunitárias em Maracanaú caracterizam-se pela sua auto-sustentabilidade e sua capacidade de estimular a geração de renda familiar através de capacitações e do incentivo ao associativismo e cooperativismo de grupos produtivos, assegurando, ainda, uma nova cultura alimentar nas comunidades, garantindo as condições de acesso a alimentos seguros. As Cozinhas Comunitárias funcionam nas instalações dos Pólos de Convivência dos bairros Acaracuzinho, Luzardo Viana, Pajuçara e Timbó, além de uma quinta unidade instalada no bairro Mucunã.

Público Alvo: Famílias residentes em Maracanaú, em risco de vulnerabilidade social.

Capacidade: 200 refeições diárias em cada uma das seis unidades.

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 10h30 às 12h30

Unidades em Maracanaú:

Cozinha Comunitária Acaracuzinho
Rua 101, nº 172, Conj. Acaracuzinho

Cozinha Comunitária Luzardo Viana
Rua Pompeu Ferreira da Ponte, nº 695 – Luzardo Viana

Cozinha Comunitária Mucunã
Rua Manoel Mergulhão, 41, Mucunã
Tel.: 3383-3560

Cozinha Comunitária Pajuçara
Rua São Sebastião, nº 273, Pajuçara

Cozinha Comunitária Timbó
Av. Contorno Norte, S/N – Timbó

Cozinha Comunitária Alto Alegre II
Rua 5, nº 2.225, no Alto Alegre II

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente) tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Público alvo: constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens. O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior do Centro de Referência de Assistência Social – Cras, também encarregado de atender as famílias dos jovens, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – Paif.

restaurante-popularO Restaurante Popular de Maracanaú é um equipamento da Secretaria de Assistência Social e Cidadania que visa oferecer alimentação saudável a um preço acessível (R$ 1,00 o prato pronto) em local confortável e de fácil acesso.

O espaço caracteriza-se, ainda, como um restaurante escola, onde são ofertados cursos nas áreas de gastronomia e nutrição, além de palestras, oficinas e campanhas educativas. As datas comemorativas são trabalhadas através de cardápio diferenciado e atividades sócio-culturais que visam o fortalecimento da identidade cultural do Restaurante Popular.

Público alvo: pessoas residentes em Maracanaú, cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal e/ou no programa Bolsa Família e beneficiários dos projetos da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar.

Capacidade: 600 refeições/dia.

Objetivos:

Oferecer refeições prontas, de qualidade, em quantidade satisfatória, a preços acessíveis, em local apropriado, confortável e de fácil acesso; ampliar a oferta de refeições a trabalhadores urbanos, desempregados, população de baixa renda em estado de insegurança alimentar que fazem refeições fora do domicílio; desenvolver ações de educação alimentar, promoção da saúde e combate ao desperdício; tornar o espaço útil para realização de atividades educativas, culturais e de socialização na área de segurança alimentar e nutricional, tais como realização de cursos, palestras e oficinas educativas.

Cardápio: Composto basicamente por: arroz; feijão; carne (ave, peixe ou carne vermelha); guarnição, salada, sobremesa e suco de fruta, variando conforme o dia da semana. Cada prato contém 1.200 kcal e segue norma estabelecida pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Governo Federal.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 10h45 às 13 h, exceto feriados. Diariamente, os 15 primeiros minutos de funcionamento (de 10h45 às 11 h) é destinado ao acesso preferencial de idosos e pessoas com deficiência.

Restaurante Popular
Rua Capitão Valdemar de Lima, 71 – Centro
Tel. 3383-3550 / 3551

Centro POP

Av. X, 244 – Jereissati II
E-mail: centropop@maracanau.ce.gov.br

CREAS

Avenida X, nº 415, Jereissati II
Tel. 3383-3538/ 98119-4067
Email: creas.sasc@gmail.com

Casa dos Conselhos

Rua Antonio Alencar, 297 – Centro
Fone: 3383-3544

Advocacia do Povo

Centro Administrativo – SASC

Unidade de Acolhimento Prof. Elias

Rua Joaquim Bernardo, 300 – Mucunã

Abrigo Domiciliar

Rua Antônio Justa, 200 – Boa Vista

 

Processo Seletivo - Programa Conviver para Ser e Aprender 2024