Você está visualizando atualmente SASC divulga atividades realizadas durante o primeiro mês da pandemia do Covid-19

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania – SASC realizou várias ações durante o período de 23 de março a 23 de abril de 2020, com o objetivo de amparar a população maracanauense nesse momento de enfrentamento à Pandemia do Covid-19, em especial, àqueles que estão em situação de vulnerabilidade e risco social.

No total foram realizados 11.585 atendimentos nos CRAS e CREAS, através de diversos meios digitais (telefone, e-mail, Whatsapp, Facebook, Instagram) e alguns presenciais, informando e orientando a população sobre Auxílio Emergencial, Programa Bolsa Família, Benefícios eventuais, Rede de Segurança Alimentar e Nutricional, Cadastro Único, dentre outros.

A maioria dos atendimentos realizados foram sobre o Auxílio Emergencial do Governo Federal que, além dos demais beneficiários deste auxílio, foram contempladas em Maracanaú 18.786 famílias que já são beneficiárias do Programa Bolsa Família e receberam o Auxílio, representando um montante de R$ 22.162.800,00 repassados diretamente à população. Além disso, o Governo do Estado do Ceará antecipou o pagamento do Cartão Mais Infância Ceará para 291 famílias, representando um montante de R$ 24.735,00. Estes valores fomentam a economia local maracanauense, além de permitir condições mínimas de sobrevivência às famílias mais pobres.

Foram ofertadas 12.660 refeições tipo almoço, no Restaurante Popular e Cozinhas Comunitárias do Timbó, Acaracuzinho e Pajuçara, sendo que desse total, 7.742 refeições (61,15%) foram concedidas na forma de isenção da taxa de acesso, que custa R$ 1,00. Houve também o lançamento da Campanha “Cuida Maracanaú” para arrecadação de alimentos e produtos de higiene/limpeza e distribuição às entidades socioassistenciais cadastradas. A Prefeitura recebeu 1,3 mil toneladas de alimentos através de doações em articulações realizadas. Em parceria com o Governo do Estado, foi executado ainda o Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Leite (17.100 litros de leite) e modalidade Compra Direta com doação simultânea (2.417kg de produtores indígenas da agricultura familiar). Todos os gêneros alimentícios foram doados às entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos e Unidade de recebimento e distribuição da agricultura familiar, buscando-se priorizar o público de pessoas em situação de rua e crianças e adolescentes acolhidas.

O CREAS realizou articulações de doações de 151 kits de alimentação e 37 kits higiene, em uma parceria entre poder público e sociedade civil, que foram doados às pessoas em situação de rua que participam das atividades deste equipamento público. Também adotou-se as recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre cuidados com COVID-19 na dinâmica de limpeza dos espaços, no manuseio de alimentos e com isolamento social nas três Unidades de Acolhimento institucional com vínculo com a Prefeitura de Maracanaú, onde moram atualmente 39 crianças e adolescentes.

Quanto às ações de Inclusão Produtiva, foram 795 usuários mobilizados e destes, 675 encaminhados para cursos, mentorias e vagas de trabalho, além de 527 atendimentos por videoconferência, telefone, Whatsapp, Instagram e e-mail por demanda espontânea da população.

Visando ainda o cuidado e proteção com os trabalhadores da SASC, a gerência de Gestão do Trabalho divulgou e estimulou a realização de 50 cursos na modalidade à distância (EAD) de temáticas diversas afins ao trabalho executado, em especial o curso “Vírus respiratórios emergentes, incluindo COVID-19: métodos para detecção, prevenção, resposta e controle”, ofertado pela Escola Virtual de Governo, em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde, que teve o total 166 trabalhadores inscritos, recebendo orientação de como prevenir a contaminação da desta doença.

As ações elencadas foram executadas em parceria com demais Secretarias municipais, entidades socioassistenciais, instâncias de controle social, Sistema de garantia de direitos e iniciativa privada. A força tarefa é uma mostra do compromisso e presteza que a Prefeitura de Maracanaú vem tendo com a população e também com seus servidores públicos no período de Pandemia que todos estão vivendo.