Você está visualizando atualmente Audiência debate Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc participou na manhã desta sexta-feira, 18, na Câmara Municipal de Maracanaú, de Audiência Pública em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O encontro foi uma proposta do Vereador Raphael Pessoa e teve como objetivo marcar a luta e o engajamento de todos no enfrentamento e na prevenção à violência sexual, além de fortalecer o diálogo entre os governos e a sociedade civil, tendo como foco a ampla mobilização da sociedade em torno do tema.

O debate contou com a presença das seguintes autoridades: Dr. Ruben Machado, da Promotoria de Tutela Coletiva da Infância e Juventude, Educação, Idoso, e Pessoa com Deficiência de Maracanaú; Dr Augusto César de Luna Cordeiro Silva, Juiz da 2º Vara; Sidney da Silva, Presidente do Conselho Tutelar; Lenilson Nil, Presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente- CMDCA; Iracir Alencar, Pedagoga; e Valesca Basílio, Titular da Delegacia da Mulher.

Em discurso, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Glauciane Oliveira, elencou algumas propostas voltadas para a defesa dos direitos da Criança e do Adolescente, como a criação de uma Câmara Temática voltada para esse público, ampliação da Rede de Proteção através de concurso público e a criação de uma frente parlamentar, com os órgãos da segurança pública.

A Secretária, que foi uma das primeiras conselheiras tutelares de Maracanaú, esclareceu que os órgãos de segurança precisam estar mais preparados para agir em algumas situações e o Conselheiro Tutelar tem como papel atuar na requisição de serviços, na qualificação de suas atividades e na divulgação dos direitos e garantias das crianças e adolescentes. “A segurança pública precisa vir para esse diálogo. Quem deve agir em urgência e emergência é a Delegacia. Precisamos dialogar com a Polícia Militar, com a Polícia Civil e delegados. Enquanto eu estiver à frente da Sasc vou contribuir e fazer o que puder para alcançar melhorias para essa área” esclareceu Glauciane.

A Deputada Fernanda Pessoa deixou seu apoio à causa e destacou que “tão importante como esse debate é o acompanhamento das demandas e se o que foi definido está sendo posto em prática”. Dentre vários projetos na área de defesa da criança e do adolescente, Fernanda é autora da solicitação de Criação da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e Adolescente em Maracanaú – DECECA e da Semana de Prevenção à Violência da Criança e do Adolescente que busca intensificar as campanhas de combate à violência. “É importante discutir esse tema todos os dias. Fiquem atentos em casa e acompanhem os adolescentes. Contem com nosso mandato e com essa Deputada que ama de coração esse município”, disse Fernanda. (Sabrina Vieira)