Você está visualizando atualmente Sasc participa de oficina voltada para a eficiência na gestão orçamentária e financeira do SUAS

Visando aprofundar os conhecimentos dos gestores municipais sobre a gestão orçamentária e financeira do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Maracanaú participou de oficina sobre a temática na última sexta-feira, 19 de abril, que aconteceu no Ceará e reuniu gestores e contadores municipais de todo o Estado no projeto “FNAS pelo Brasil”.

Representando a Secretaria de Assistência Social e Cidadania — Sasc do município, marcaram presença na formação: Cirlane Cruz, coordenadora administrava financeira, e Glauciane Oliveira, secretária-executiva.

O evento tem como intuito realizar uma interlocução interdefederativa e trata-se de um assessoramento voltado para a gestão financeira orçamentária dos municípios, buscando a eficiência da gestão financeira do sistema público de Assistência Social.

Durante a oficina, foram abordados os seguintes conteúdos: elaboração do orçamento do SUAS, a execução orçamentária e financeira, a prestação de contas e a gestão dos recursos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). O momento contou também com a presença do diretor-executivo nacional do fundo de assistência social FNAS, José Arimateia de Oliveira.

Sobre O FNAS pelo Brasil — é um programa de ação continuada de apoio técnico coordenada pelo FNAS e capitaneada pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) para garantir formação, assessoria técnica e monitoramento aos gestores municipais e estaduais de assistência social na perspectiva do aprimoramento da capacidade dos entes na gestão eficiente dos recursos, com o intuito de traduzir o SUAS em uma linguagem de fácil compreensão para gestores e contabilidades públicas.