A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc), realizará no sábado, 16 de agosto, às 9 horas, um evento comunitário voltado à promoção de uma infância antirracista. A ação acontecerá no Cras Alto Alegre e visa promover o diálogo sobre os impactos do racismo na infância e a importância do combate às desigualdades raciais desde os primeiros anos de vida.
A programação contará com uma roda de conversa sobre os efeitos do racismo no desenvolvimento infantil e a relevância da luta antirracista para a construção de uma sociedade mais justa. Além disso, será realizada uma apresentação de capoeira com crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), fortalecendo a valorização da cultura afro-brasileira.
O evento é destinado às famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará, mas também será aberto aos profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação. A iniciativa é fruto da parceria entre o SCFV e o Programa Criança Feliz.
Sobre os programas:
O SCFV busca fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promovendo a convivência e o desenvolvimento de capacidades dos usuários por meio de atividades coletivas com foco na prevenção e nos direitos sociais.
Já o Programa Criança Feliz é uma política pública do governo federal que visa o desenvolvimento integral na primeira infância, por meio de visitas domiciliares e orientações às famílias.
O Cartão Mais Infância Ceará é um programa estadual de transferência de renda voltado às famílias com crianças de até 5 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão e desenvolvimento infantil.