Você está visualizando atualmente Sasc realiza aula inaugural de nova turma do programa Jovem Aprendiz em Maracanaú

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania — Sasc, por meio da Coordenação de Ações Complementares, realizou na última segunda-feira, 06 de maio, aula inaugural para os 41 jovens maracanaueses que farão parte da nova turma de jovens aprendizes no município. A iniciativa é realizada em Maracanaú, através de parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado, dentro do Programa Primeiro Passo.

Na ocasião, além do secretário da Sasc, Daniel Baima, e demais servidores da Secretaria, estiveram presentes representantes da Sobef, do Governo do Estado e das empresas que receberão os aprendizes.

Os jovens beneficiados têm entre 18 e 22 anos, são egressos da escola pública e possuem NIS (número de identificação social), ou seja, inscrição no Cadastro Único. Além disso, são público-alvo das políticas públicas de assistência social e de segurança alimentar e nutricional. Essa turma terá foco na área administrativa.

Com o Programa e todo o acompanhamento da Sasc, os jovens aprendizes encontram preparo e qualificação na busca da primeira contratação. São 11 meses de contrato com empresas parceiras do Programa, onde o jovem aprendiz cumpre a prática de segunda a sexta-feira (4h diárias), e mais dois dias de curso teórico, com uma aula extra por mês.

Em Maracanaú, a Sasc, através da Célula de Inclusão Produtiva, é o órgão municipal responsável por realizar toda a captação e acompanhamento dos jovens, bem como, a articulação com as empresas privadas que receberão os novos jovens aprendizes.

Saiba mais — O Programa Primeiro Passo é uma ferramenta de inclusão social e profissional que abrange todo o Ceará capacitando jovens em busca do primeiro emprego. A iniciativa do Governo do Ceará é gerenciada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).