Sasc realiza I Seminário Sobre os Direitos da População em Situação de Rua de Maracanaú

Você está visualizando atualmente Sasc realiza I Seminário Sobre os Direitos da População em Situação de Rua de Maracanaú
Foto: Héricles Alves

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc, por meio da Coordenadoria de Proteção Social Especial, promoveu na manhã desta quinta-feira, 17, o I Seminário Sobre os Direitos da População em Situação de Rua de Maracanaú. O evento é uma alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, lembrado dia 19 de agosto, que faz memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista.

O I Seminário Sobre os Direitos da População em Situação de Rua de Maracanaú tem como objetivo reunir usuários, pesquisadores, agentes públicos e conselheiros de direitos para dialogar sobre os direitos dessa população, ouvindo suas falas, conhecendo sua realidade e pensando propostas de atendimento para que o acesso à vida digna seja plenamente atendido.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP de Maracanaú, nos seus 12 anos de atuação em âmbito municipal, compõe a rede de Proteção Social Especial e oferta o Serviço Especializado para População em Situação de Rua para cerca de 300 pessoas, anualmente.

Essa população, muitas vezes invisibilizada, resiste e sobrevive tendo as ruas como espaço de moradia e sustento. Homens e mulheres que sobrevivem cotidianamente com as violações e as faltas, mas que encontram no atendimento especializado o acesso aos seus direitos.