A Secretaria de Saúde de Maracanaú, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado, iniciou uma importante ação visando zerar a fila de espera de pacientes que aguardavam pela realização de cateterismo desde 2023.
Ao todo, 52 pessoas estavam na lista de espera. Em apenas quatro meses, 32 pacientes já passaram pelo procedimento, resultado de um esforço conjunto que vem sendo comemorado por profissionais e beneficiados.
O transporte até o Hospital Regional Vale do Jaguaribe, unidade da rede de saúde do Governo do Estado do Ceará, está sendo garantido pela Prefeitura de Maracanaú, por meio de um ônibus exclusivo, com toda a assistência necessária e acompanhamento de uma enfermeira durante o trajeto.
O que é o cateterismo cardíaco?
O cateterismo cardíaco é um procedimento invasivo realizado com o uso de uma sonda, chamada cateter, que permite identificar doenças obstrutivas e avaliar detalhes anatômicos das cavidades e válvulas do coração. Na maioria das vezes, é associado à angiografia coronária – técnica que consiste na injeção de um contraste no órgão para melhor visualização das artérias coronárias.
O exame é geralmente indicado para pacientes com suspeita de aterosclerose, caracterizada pela formação de placas de gordura nas artérias ou válvulas do coração. Também pode ser solicitado em emergências, como em casos de infarto agudo do miocárdio. Além disso, o cateterismo possibilita diagnosticar defeitos congênitos em recém-nascidos e crianças.
Cadastro para pacientes em fila de espera:
A Secretaria de Saúde informa que os pacientes que ainda aguardam na fila para realizar o cateterismo devem se dirigir até a sede da pasta para atualizar seu cadastro ou inserir os dados no sistema de agendamento. Atualmente, o Estado disponibiliza oito vagas para a realização do procedimento.
Segundo a Secretaria de Saúde, a iniciativa representa um marco importante para a cidade, reforçando o compromisso em oferecer um atendimento de qualidade e humanizado à população. Depoimentos de pacientes destacam não apenas a realização do tão aguardado procedimento, mas também o acolhimento recebido, que devolveu esperança a quem já havia desistido de esperar.