Saúde e Educação assinam adesão ao Programa Saúde na Escola biênio 2021/2022

You are currently viewing Saúde e Educação assinam adesão ao Programa Saúde na Escola biênio 2021/2022

A Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação assinaram, na manhã desta quarta-feira (10/02/21), o termo de adesão para prosseguimento do Programa Saúde na Escola – PSE biênio 2021/2022. Cerca de 45 instituições de ensino da rede pública são atendidas pelo programa.


O projeto tem como principal objetivo a promoção e atenção à saúde e prevenção e agravos relacionados à saúde dos estudantes. A adesão ao PSE é feito por ciclo e por escola. O município, através do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), realiza a indicação das escolas de educação básica da Rede Pública de Ensino e creches que participarão do programa. Treze diretrizes estão como base para ações do PSE. Entre elas, ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, prevenção à Covid-19 nas escolas, promoção da saúde ocular e auditiva, entre outros.


Na ocasião, o secretário Dr. Galba Moita e George Valentim assinaram o termo de responsabilidades entre os setores. Galba falou sobre o projeto e a importância da parceria entre educação e saúde “a prevenção será sempre mais benéfica. Promoções e ações como as já realizadas pelo programa ajudam a promover a educação para que as pessoas compreendam os mecanismos pelos quais adoecem. Quanto mais cedo começar a se prevenir, mais saúde o indivíduo tem pela frente. E também tem o fator dos custos, é muito mais caro tratar uma doença já desenvolvida do que a profilaxia para essa doença, um exemplo são as vacinas”, ressaltou o secretário. Galba fez questão de frisar sobre a “inovação ao criar o cargo que ficará responsável pelo PSE e todas as ações de educação em saúde, pesquisa, estágio e mobilização social, denominado como Assistente Técnico Educação, Pesquisa e Mobilização em Saúde”.


Estiveram presentes no ato o professor Marcelo Farias, da Secretaria Especial de Integração de Politicas Sociais; a diretora de Educação, Ivaneide Antunes; a secretária executiva da Saúde, Dra. Luciana Freitas; Dr. Edson Evangelista, Assessor Especial de Promoção a Saúde do Profissional do Magistério e demais representantes.