Saúde e MORHAN na luta contra a hanseníase

Você está visualizando atualmente Saúde e MORHAN na luta contra a hanseníase
Foto: Janderson Lima
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, assinou o termo de adesão ao Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) nesta terça-feira, 09/04.

Com o tema “Não esqueça da Hanseníase”, a iniciativa visa promover a conscientização sobre a doença e combater o estigma e a discriminação que as pessoas afetadas ainda enfrentam.

Ao aderir ao MORHAN, a Prefeitura de Maracanaú se compromete a realizar ações de conscientização sobre o tema, como palestras, campanhas educativas, eventos e outras atividades para informar a população sobre a hanseníase, seus sintomas, formas de transmissão e tratamento. Além disso, deve promover a inclusão social ao combater o estigma e a discriminação contra as pessoas com hanseníase, garantindo-lhes o acesso a todos os seus direitos, como educação, saúde, trabalho e lazer. Por último, apoiar a pesquisa científica ao incentivar estudos e pesquisas sobre a hanseníase, buscando melhores formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Capacitação para profissionais da saúde

No mesmo dia da adesão ao MORHAN, foi realizada uma capacitação para profissionais da atenção primária à saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e dentistas, na Uninassau. O objetivo foi atualizar os conhecimentos sobre a hanseníase e fortalecer a abordagem multidisciplinar da doença.

Na ocasião, foram ministradas palestras com as temáticas “Capacitação em hanseníase na atenção primária: uma abordagem multidisciplinar”, destacando a importância da fisioterapia na recuperação das pessoas acometidas pela hanseníase, com a fisioterapeuta Juliana Landim, e “Importância da formação multiprofissional para o enfrentamento da hanseníase no Brasil”, enfatizando a necessidade de uma atuação conjunta de diferentes profissionais para o controle da doença, com a enfermeira e doutora em ciências, Clodis Tavares.

A realização da capacitação demonstra o compromisso da Prefeitura de Maracanaú com a saúde pública e com o bem-estar da população. Ao investir na formação dos profissionais da atenção primária, a Prefeitura garante um atendimento mais qualificado e humanizado para as pessoas acometidas pela hanseníase.