Iniciou nesta segunda-feira, 30/05, a Pulverização Espacial Ultra Baixo Volume – UBV Pesado nas ruas de Maracanaú. A operação, parceria entre Secretaria de Saúde de Maracanaú e Secretaria de Saúde do Ceará, terá 3 ciclos encerrando dia 17 de junho e acontece no turno da manhã (5h às 8h) e tarde (17h às 20h), conforme programação diária. No total, 29 bairros do Município receberão o carro fumacê que passará em todas as ruas e quarteirões.
A Secretaria de Saúde de Maracanaú solicitou o serviço após o grande período de chuva e aumento nos índices de arboviroses na cidade. Arboviroses são doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti como Dengue, Zyka e Chikungunya. A equipe de Controle de Vetores Municipal também está realizando pulverizações com inseticidas, utilizando bombas constais motorizadas nas localidades com alto índice de infestação e onde a UBV Pesada não vai contemplar.
Cuidados nas residências
Para evitar que o mosquito nasça, é preciso eliminar os criadouros. Cerca de 85% dos focos do mosquito estão dentro das residências e merece grande atenção dos maracanauenses. É importante ressaltar que o fumacê é utilizado para matar o mosquito na fase adulta e impedir que ele se reproduza. O inseticida lançado não mata as larvas do Aedes aegypti que estão em locais como caixas d´água, potes, baldes, pneus, vasos de plantas e lajes. Por isso, a limpeza e cuidados devem iniciar dentro de casa e ter manutenção com frequência.
Limpeza nos bairros
A Secretaria de Saúde também buscou parceria com a Secretaria de Infraestrutura de Maracanaú para intensificar ações de limpeza nos bairros da cidade, unidos aos trabalhos realizados pela UBV Pesada. O objetivo é diminuir a possibilidade de criadouros do Aedes aegypti e evitar qualquer ameaça dos focos do mosquito em ruas, canais e espaços com acúmulo de lixo.