Você está visualizando atualmente Saúde realiza seminário sobre cuidado e assistência às pessoas que vivem com HIV
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Como parte da programação da Campanha Dezembro Vermelho, mês de luta e conscientização contra a Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis, a Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 14/12, um seminário com o tema “Cuidado e assistência integral às pessoas vivendo com HIV/Aids” voltado para profissionais da área da saúde.

O Seminário aconteceu no auditório do Hospital Municipal e teve como intermediadora a Coordenadora do SAE, Lena Nogueira e ministrado pelas profissionais Tânia Mara Araújo, médica infectologista; Sheila Moreno, enfermeira; Larissa Oliveira, psicóloga; e Mariana Vale, Técnica da Atenção Primária à Saúde. As diretoras da Atenção Secundária, Roseane Monteiro e da Atenção Primária, Rayana Feitosa, também estiveram presentes no seminário e falaram da importância do cuidado integral dos pacientes que vivem com HIV/Aids.

O momento também contou com a apresentação do livro “Partilhando vivências, buscando sabedoria”, da enfermeira e ex-coordenadora do CTA/SAE, Lívia Parente. O livro conta histórias de pacientes do CTA/SAE de Maracanaú diagnosticados com a Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis e que marcaram a vida de Lívia.

Saiba mais: Em Maracanaú, os munícipes contam desde 2006 com o CTA/SAE, que é um Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado. Um programa da Secretaria de Saúde, através da Atenção Secundária e que fica nas dependências do prédio do Hospital Municipal. O CTA/SAE faz o acompanhamento de pacientes com HIV/Aids e outras infecções através de uma equipe multiprofissional com médica infectologista, enfermeira, assistente social e psicóloga. Atualmente, mais de 1.500 pessoas são atendidas pelo CTA/SAE.