Secretaria da Saúde dá dicas e ressalta a importância da conscientização do Autismo

Você está visualizando atualmente Secretaria da Saúde dá dicas e ressalta a importância da conscientização do Autismo

Todos os anos a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realiza ações no Abril Azul, mês de conscientização do Autismo no Município, que é comemorado mundialmente no dia 2 de abril. Este ano, devido às condições que passamos por causa da pandemia do coronavírus, as ações não serão realizadas.
As ações realizadas anualmente visam alertar à população com relação ao autismo, considerando-o como um transtorno de desenvolvimento, definido por alterações presentes desde idade muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, caracterizados por prejuízos em três grandes áreas do desenvolvimento: comunicação, interação social e de comportamento, bem como as manifestações do transtorno, que variam muito, e independentemente do grau/severidade e comprometimento da criança, o diagnóstico deve ser realizado de forma precoce para início do tratamento terapêutico.
Seguem algumas dicas para pais e cuidadores nesse período de quarentena: Tente criar uma nova rotina em casa, com horário para acordar, comer e fazer atividades; Se possível, divida tarefas. Peça ajuda para quem mora com você e descanse um pouco; Evite sair para qualquer tipo de aglomeração; Incentive a criança ou adolescente com autismo a praticar atividades que ela goste em casa, como pintar, jogar, dançar. (Bruna Morais)