Você está visualizando atualmente Secretaria da Saúde realiza Ações do Setembro Amarelo com o tema “Maracanaú Preservando a Vida”

A Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – Caps, Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda, Unidade Básica de Saúde – UBS, Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Nasf, Centro de Especialidades Odontológicas – Ceo e Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú – Cirm, está realizando o Setembro Amarelo com o tema: “Maracanaú preservando a Vida”, em alusão ao dia mundial de Prevenção ao Suicídio, que transcorre hoje, 10 de setembro.

As ações iniciaram ontem, 9 de setembro, com a participação dos Profissionais dos CAPS na Caminhada do Pravida, às 16 horas, na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, representando a Saúde Mental de Maracanaú, além da participação de profissionais do Caps I no programa da Maracanaú FM, onde foi realizado um debate sobre o assunto.

Segundo o Secretário de Saúde do Município, Torcápio Vieira, é necessárias ações que estabeleça um maior cuidado maior das pessoas. “A importância de alertar e sensibilizar o amor à vida, o fortalecimento dos laços afetivos entre ambientes familiares, escolares e de trabalho com o cuidado solidário entre todos, notadamente aos idosos mais solitários e aos jovens mais isoladas e em situações de vida menos feliz e menos exitosas”, afirma o Secretário.

A iniciativa visa conscientizar sobre a prevenção do suicídio e valorização da vida, um tema ainda tabu na sociedade. E um problema de saúde pública que tem crescido de forma alarmante em todo o mundo. Especificamente em Maracanaú tem atingido todas as faixas etárias e classes sociais, principalmente dos jovens.

Saiba mais – A Campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e ao longo dos anos ganhou visibilidade nacional e internacional, tendo a participação de vários órgãos e instituições. A Secretaria Municipal de Saúde criou a Comissão Municipal de Prevenção ao Suicídio, que dentre as suas ações já promoveu no mês de agosto/18 uma formação para 60 profissionais de saúde, estabeleceu um fluxo municipal integrado de atendimento de emergência, e tem aprimorado, bem como, intensificado os trabalhos de notificação e alimentação do sistema de informação e estatísticas dos casos, entre outras ações permanentes e sistemáticas no Município. (Bruna Morais)

Programação:

13/ 09 – Caps Infantil – Automutilação em Crianças e Adolescentes;

17/09 – Cine Debate no Auditório do Centro de Estudos do HMJEH sobre o tema: Depressão e Ideação Suicida com a Psicóloga Priscila Campos do PRADERE;

20/09 – Caps Geral – Idosos e Suicídio;

27/09 – Caps AD III – Dependência Química X Suicídio;

27/09 – Culminância do Setembro Amarelo com a realização do Dia D, desenvolvendo atividades lúdicas e comunitárias nas principais praças de cada AVISA.

Ações de Educação em Saúde desenvolvidas pelas equipes de NASFs e ESF nas UBS sobre Prevenção ao Suicídio, voltadas para os usuários de saúde.