Secretaria da Saúde realiza ações em alusão ao Dezembro Vermelho

Você está visualizando atualmente Secretaria da Saúde realiza ações em alusão ao Dezembro Vermelho

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria da Saúde realizou na última quarta-feira, 12 de dezembro, uma caminhada em alusão ao Dezembro Vermelho 2018. A Caminhada percorreu as principais avenidas do Município e foi encerrada na Praça da Estação, onde foram realizadas diversas ações como testes de HIV e Sífilis. Foram realizadas também, durante toda a semana, atividades educativas e preventivas nas Escolas Martins Rodrigues, Martins Filho e no Centro Agacil Camurça. Durante todo o mês de Dezembro, os equipamentos da saúde de Maracanaú, reforçarão as ações educativas e realização testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. O teste tem duração de 15 a 20 minutos.

De acordo com o secretário da Saúde de Maracanaú, Francisco Torcápio Vieira “a população em geral, carece de participação em todas as Unidades Básicas de Saúde, onde é realizado o teste rápido para detecção do HIV”. Para o secretário, a AIDS é um problema grave de saúde pública, a qual a comunidade maracanauense deve conhecer para prevenir.

Saiba mais – De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente, temos mais de 36 milhões de pessoas no mundo vivendo com o vírus HIV. No Ceará, a epidemia de AIDS apresenta uma tendência de crescimento e a cidade de Maracanaú ocupa a 3ª posição na detecção de casos no Estado. Em 1988, foi criado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. O 1º de dezembro se tornou um marco na resposta global à epidemia. Hoje é possível viver com HIV. O diagnóstico e o tratamento evoluíram. Os efeitos colaterais dos medicamentos foram reduzidos. Além da camisinha, existem novas estratégias de prevenção. (Sabrina Vieira)