Secretaria da Saúde realiza blitz educativa contra Dengue

secretaria-da-saude-realiza-blitz-educativa-contra-dengueA Secretaria da Saúde realizou hoje, 21 de novembro, de 9 às 12 horas, blitz educativa contra Dengue. A ação aconteceu na Avenida Padre José Holanda, esquina com a rua Oriente. O objetivo da ação é conscientizar a população com relação a dengue, uma doença transmitida por várias espécies de mosquito do gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypti, bem como conscientizar sobre a importância da prevenção da doença. Na ocasião, houve carro de som, maquete educativa e distribuição de mil panfletos. Agentes Comunitário de Saúde – ACS e Agente de Combate às Endemias – ACE, dentre outros, profissionais desenvolveram a ação.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. (Bruna Morais)

Saiba Mais – Os sintomas da Dengue incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica que é semelhante à causada pelo sarampo. Em uma pequena proporção de casos, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica com risco de vida, resultando em sangramento, baixos níveis de plaquetas sanguíneas, extravasamento de plasma no sangue ou até diminuição da pressão arterial a níveis perigosamente baixos.