Secretaria da Saúde realiza caminhada da VI Campanha do Outubro Rosa

Você está visualizando atualmente Secretaria da Saúde realiza caminhada da VI Campanha do Outubro Rosa

A Secretaria da Saúde, o Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda e o Hospital da Mulher e da Criança Eneida Soares Pessoa realizaram na manhã de hoje, 23 de outubro, a tradicional Caminhada da VI Campanha Outubro Rosa, em prol da prevenção ao câncer de mama. A concentração aconteceu em frente à Secretaria da Saúde do Município. Na ocasião a humorista, Mulher Bat Gut, animou todos os presentes durante todo o percurso. A caminhada percorreu diversas ruas do Jereissati I com destino ao Hospital Municipal, onde foi formado um grande laço humano.

Segundo o secretário de saúde de Maracanaú e especialista em Saúde Pública, Torcápio Vieira, prevenir é o melhor caminho. “A prevenção relaciona-se principalmente com algumas práticas diárias: 1) Atividade física, 2) evitar ingestão de álcool e cigarro, 3) evitar obesidade, 4) alimentação saudável e 5) evitar stress. Além de fazer mensalmente o autoexame das mamas, a partir de 20 anos, com orientação da equipe médica das Unidades Básicas de Saúde da Família. A prevenção é a grande jogada”, ressalta o secretário de Saúde.

A Campanha Outubro Rosa deu início no dia 1 de outubro e acontecerá durante o mês de outubro, nos equipamentos de saúde, com intensificação das seguintes ações: exames clínicos das mamas com solicitação de mamografia; prevenções ginecológicas e educação em saúde. O objetivo das ações é conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama, colo de útero e diagnóstico precoce. (Bruna Morais)