Secretaria da Saúde realiza capacitação sobre prevenção e posvenção ao suicídio

Você está visualizando atualmente Secretaria da Saúde realiza capacitação sobre prevenção e posvenção ao suicídio

A Secretaria da saúde realizou na manhã de ontem, 7, das 8 às 16 horas, uma capacitação sobre prevenção e posvenção ao suicídio para profissionais do Município, no Centro de Assistência Psicossocial – Caps AD II. A iniciativa é promovida pela Comissão Municipal de Prevenção ao Suicídio e realizado pela Secretaria da Saúde, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará – UECE e os institutos Pravida, DimiCuida e Bia Dote. São duas turmas, totalizando 70 profissionais. O Curso, que acontece do dia 7 ao dia 29 de agosto, terá a carga horária de 40 horas e terá a certificação emitida pela Uece.

Segundo o secretário de Saúde do Município, Torcápio Vieira, é muito importante a qualificação dos profissionais de Maracanaú. “O trabalho em equipe de nossos técnicos sanitaristas na Saúde da Família, Nasf, RAPS, CIRM, dentre outros, juntos e intersetorializados, fortalece a prevenção e posvenção ao suicídio, protegendo e promovendo a Saúde dos nossos munícipes maracanauenses. Atualização e/ou capacitação de todos nossos técnicos de Saúde pública é uma constante e prioridade da gestão”, afirma o Secretário. Os facilitadores são: Dra Alessandra Xavier, da UECE, Dr. Fábio Gomes Souza, do instituto Pravida, e a Dra Fabiana Vasconcelos, do instituto DimiCuida.

A qualificação tem como objetivo desenvolver novas competências nos profissionais para manejarem a assistência à pessoa em sofrimento grave e comportamento suicida, preparando os profissionais para avaliar e analisar fatores de risco e de proteção, bem como oportunizar exercícios práticos dinâmicos de grupos de vivência, voltados para a prevenção e posvenção ao suicídio, capacitando aos profissionais de saúde para notificarem caso de tentativa de suicídio em si (ato consumado). Participaram do momento profissionais do Caps, Hospital Municipal, Coordenação da Saúde Mental, Abemp, CMDCA, Guarda Municipal, UPA, Nesms, CEO, SAD, Nasfs, Médico SMS, Ouvidoria, Conselho Tutelar, CTASE, Cirm, Supervisor SM, SOS, ESF, Polo indígena, Farmácia Polo, Vigilância Epidemiológica e Comad. (Bruna Morais)