A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), firmou uma nova parceria com a Diretoria de Atenção Especializada à Saúde da Pessoa com Deficiência (DASP) e do Centro de Reabilitação de Maracanaú (Cirm), ampliando as ações culturais com foco no cuidado e bem-estar da população. A iniciativa inclui aulas de dança voltadas aos pacientes neurodivergentes em processo de reabilitação e com limitações físicas, promovendo saúde, inclusão e qualidade de vida por meio da arte e do movimento.
A aula inaugural aconteceu na última quinta-feira, 28 de agosto, com grande receptividade por parte dos profissionais e pacientes. A próxima atividade já tem data marcada: será realizada no dia 4 de setembro, das 13h30 às 14h30, na sede do próprio Cirm.
A ação fortalece o compromisso da Secult em democratizar o acesso à cultura, valorizando parcerias intersetoriais. Atualmente, outros dois profissionais da secretaria já atuam no Cirm, oferecendo oficinas de artes e musicoterapia.
Além da nova parceria com o Cirm, a Secult tem desenvolvido outros projetos de integração cultural, como a criação de um coral infantojuvenil com alunos da Escola Narciso Pessoa de Araújo, em colaboração com a Secretaria de Educação.
Para Antonia Almeida, secretária de Cultura e Turismo, essas iniciativas são essenciais para levar a cultura a diferentes espaços do município: “Acreditamos no poder transformador da arte e na importância de oferecer acesso à cultura de forma ampla e inclusiva. Essas parcerias fortalecem nossa missão e beneficiam diretamente a população maracanauense”, destaca.