Secretaria de Educação lança Sistema de Gestão Escolar – SGE

Você está visualizando atualmente Secretaria de Educação lança Sistema de Gestão Escolar – SGE

A Secretaria Municipal de Educação – SME lançou, no dia 11 de abril, o Sistema de Gestão Escolar – SGE, módulo Acadêmico, em que as informações relativas à vida escolar do estudante serão registradas, processadas e disponibilizadas por meio de acesso com login e senha.

No SGE, módulo acadêmico, serão oferecidos dados sobre aulas previstas, aulas ministradas, frequência dos estudantes, resultados de avaliações, dentre outros, e a partir desses dados serão disponibilizadas declarações, boletins, históricos escolares e certificados. O objetivo com o uso sistemático desse módulo é que seja instituído o diário eletrônico nas escolas da rede municipal de ensino.

A Secretaria de Educação disponibilizou tutoriais, manuais e o suporte técnico sobre o SGE para que as escolas municipais incluam os relatórios no ambiente administrativo, acadêmico e solicitação de carteira estudantil.

Os gestores escolares, coordenadores pedagógicos, coordenadores administrativos-financeiros, o secretário escolar e o professor terão acesso ao Sistema de Gestão Escolar para inserir informações referentes as suas competências. O responsável e o aluno também terão acesso ao SGE para o acompanhamento de frequência, notas e emissão de declarações de acordo com o objetivo.

Elieuma Freire, secretária escolar da Escola Marilene Lopes Rabelo, destaca que a praticidade das informações será um diferencial em seu trabalho. “Vejo a possibilidade do acesso à informação de forma mais rápida, podendo trabalhar em conjunto e cada um ter acesso ao sistema. A questão da confiabilidade, já que cada um tem a sua responsabilidade dentro do sistema e alimentar de forma coerente”.

Denise Lioba, diretora da Escola Marilene Lopes Rabelo, ressalta que otimizará o trabalho desenvolvido na escola, pois terão acesso aos dados, o que proporcionará um trabalho mais direcionado. “O SGE atende as nossas perspectivas, teremos que nos adaptar, mas é muito viável ter a informação centralizada em um sistema, além de ter tudo a ver com a mudança que a gente tem que se adequar as novas tecnologias.” (Bruna Marques)