Secretaria de Educação participa do XII SERNEGRA no IFCE — Campus Maracanaú

Você está visualizando atualmente Secretaria de Educação participa do XII SERNEGRA no IFCE — Campus Maracanaú
Foto: Daiana Moura
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Educação
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais — SERNEGRA, foi realizado entre os dias 16 a 18 de novembro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará — IFCE Campus Maracanaú.

O evento é uma parceria dos Institutos Federais e da Secretaria de Educação de Maracanaú. Pretende principalmente refletir sobre as questões de gênero e raça no município e no Ceará, e também apresentar a importância da Lei n.º 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas Escolas.

A programação contou com três dias de ações voltadas para a reflexão dessa temática de combate ao racismo, por meio de conferências, oficinas pedagógicas, palestras e submissão de trabalhos.

A professora Cristiane Sousa, chefe do Departamento de Extensão Social e Cultural, é uma das responsáveis pela organização do evento. “Falar sobre racismo no mês da Consciência Negra é também muito importante, mas ainda no sentido de reiterar esse compromisso da sociedade no combate ao racismo e a qualquer forma de opressão”, destaca.

Ilza Grangeiro, chefe do setor de Projetos e Ações Educacionais da Secretaria de Educação de Maracanaú, reafirma a relevância do SERNEGRA. “Nós pensamos essas ações, não só nesses três dias, mas de dar continuidade a essas temáticas nos currículos escolares, tão importante para haver realmente o combate ao racismo, proporcionando que essa educação seja transformadora”, explica.