Você está visualizando atualmente Secretaria de Educação promove Seminário Municipal de Interdisciplinaridade e Integração dos Saberes

A Secretaria de Educação realizou, no dia 20 de junho, o Seminário Municipal de Interdisciplinaridade e Integração dos Saberes para 570 professores de 1º ao 5º ano da rede de ensino, no Teatro do Centro Cultural Dorian Sampaio. Os objetivos do evento foram socializar as práticas metodológicas desenvolvidas pelos docentes que lecionam nas escolas do município e incentivar o intercâmbio de práticas educacionais.

As professoras Tereza Dourado, Viviana Rodrigues, Rochele Sucupira e Kelvia Pirajibe, da Escola Municipal Professora Francisca Florência da Silva, apresentaram, ao lado dos estudantes, o projeto Parodiando a natureza com a tecnologia. Esta proposta surgiu para integrar o laboratório de informática da escola com as aulas de língua portuguesa, ciências, artes e música.

O professor doutor Thomaz Edson Veloso da Silva, possui duplo doutorado em Engenharia de Teleinformática e Science pela Universidade Federal do Ceará – UFC e pela University of Copenhagen, respectivamente. Ele expôs sobre “As quatro dimensões da educação do século XXI”. Para o palestrante, a modernização dos meios é uma realidade na vida dos estudantes, “a gente precisa pensar em práticas e metodologias que envolvam essa tecnologia dentro de sala de aula. Os alunos têm acesso aos computadores, celulares e aplicativos, então fazer o uso disso de modo proveitoso, pedagogicamente falando, é uma das dificuldades da realidade que a gente precisa enfrentar. As experiências apresentadas aqui neste seminário estão sendo extremamente importantes para a socialização das boas práticas que vem acontecendo no município de Maracanaú, para que toda a rede de ensino conheça essas ações”.

Os docentes que obtiveram classificação dos trabalhos apresentados no I Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, dissertaram para o público suas ações em sala de Aula. A professora Mariana de Jesus Freitas, da escola Governador Mário Covas, discorreu com o título: “Das muitas alfabetizações: Alfabetização Matemática”. Para a educadora, as boas práticas precisam ser divulgadas para inspirar outros professores da rede.

O secretário de Educação, Marcelo Farias, destacou que este Seminário Municipal é significativo para que os trabalhos em sala de aula sejam divulgados. “Nós temos um enorme prazer em proporcionar esse momento especial, uma oportunidade de conhecer uma parte dos trabalhos que são realizados dentro de sala de aula, e que tornam o aprendizado mais eficaz”, contou. (Bruna Marques)