Secretaria de Educação realiza apresentação das ações de janeiro a agosto

Você está visualizando atualmente Secretaria de Educação realiza apresentação das ações de janeiro a agosto
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Educação
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

A Secretaria de Educação realizou nesta quarta-feira, 1º de setembro, a apresentação das ações desenvolvidas de janeiro a agosto de 2021, na Unifametro – Campus Maracanaú. O objetivo foi apresentar as ações pedagógicas, de estruturação e parcerias realizadas pela Secretaria de Educação para gestores, coordenadores pedagógicos, coordenadores administrativos, secretários escolares e coordenadores das creches contratadas.

Participaram do evento o vice-prefeito Neton Lacerda, o secretário de Educação, George Valentim, o secretário de Comunicação, Erivelto de Sousa, o secretário executivo da Secretaria de Educação, Nilson Gomes, diretores e técnicos da Secretaria de Educação.

O Secretário de Educação, George Valentim, ressaltou a parceria com as Secretarias municipais para a realização das ações e destacou o Programa de Autonomia Escolar (PAE), que viabiliza a melhoria, conservação, manutenção e ampliação das unidades de ensino de Maracanaú. Atualmente, 32 Escolas Municipais estão com recursos para as obras que são desde manutenção predial até construção de novas salas de aula. Também apresentou a criação da Coordenadoria de Qualidade de Vida na Secretaria de Educação, tendo o setor de promoção à saúde dos profissionais do Magistério.

Foram destacadas as formações continuadas com os coordenadores pedagógicos, professores da Educação Infantil, do 1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A realização das avaliações diagnósticas para as turmas de 2º, 5º e 9º ano que teve como objetivo aferir a aprendizagem dos estudantes durante as atividades pedagógicas não presenciais.

Oito professores de Inglês do Centro de Línguas de Maracanaú participam de curso preparatório para o exame de certificação internacional com financiamento da Prefeitura de Maracanaú.

As Escolas Municipais receberam kits de material destinados ao combate a covid-19, e recursos para aquisição de materiais para as Salas de AEE. Os estudantes receberam kits de alimentação e as turmas de 2º, 5º e 9º ano receberam chips com acesso à internet. Os alunos das Creches Contratadas passarão a receber o fardamento escolar, conforme a Lei Nº 3.056, de 18 de agosto de 2021.

O Programa Universidade Operária do Nordeste atende, atualmente, 210 alunos. A Prefeitura de Maracanaú firmou parceria com o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) para a oferta de novas vagas com cursos de costura e eletricista predial, tendo como anexo a Escola Valdênia Acelino da Silva, no bairro Siqueira. Além de buscar parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Maracanaú para ofertar novos cursos de qualificação profissional para os estudantes do Programa Universidade Operária do Nordeste.

O Distrito de Pajuçara receberá a primeira Escola de Tempo Integral que funcionará na Escola Prefeito Almir Freitas Dutra. O município adquiriu, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), três ônibus para o transporte escolar. 82 universitários do Polo da UAB Maracanaú colaram grau nas licenciaturas em Química, Matemática, Artes Visuais e Ciências Biológicas.

A Secretaria de Educação acionou o Procon Municipal devido a cobranças exorbitantes de fornecimento de energia e água em Escolas Municipais. Entre as ações está o refaturamento da conta de R$41.491 para R$1.728,43, como também a cobrança de R$15.898,48 para R$99,15.

O município aderiu ao Pacto pela Aprendizagem que beneficiará as Escolas Municipais que contam com o 1º ao 9º ano. Instituiu a primeira Escola Cívico-Militar de Maracanaú que funciona na ECIM Presidente Tancredo Neves.