Secretaria de Educação realiza formação com coordenadores pedagógicos

Você está visualizando atualmente Secretaria de Educação realiza formação com coordenadores pedagógicos

A Secretaria de Educação realizou, no dia 1º de outubro, a formação com coordenadores pedagógicos das escolas municipais, na Unifametro – Campus Maracanaú. O tema do encontro foi relacionado à 4ª Conexão, “Investigativo e Criativo – a BNCC na escola”.

Estiveram presentes na formação o Secretário de Educação, Marcelo Farias, a Diretora de Educação, Ivaneide Antunes, a coordenadora dos anos inicias e gerente municipal do Mais Paic, Maíra Moreira Prudêncio e a coordenadora do Desenvolvimento Curricular, Luzivany Freire.

A pauta da reunião teve início pela análise das características de desempenho das avaliações externas com o foco no planejamento de ações que reflitam na aprendizagem dos educandos. Foram exibidos os cinco padrões de desempenho estabelecidos pelo SPAECE, que mede a pontuação dos alunos não alfabetizados até desejável, protocolos e materiais didáticos do Mais Paic, além dos conceitos presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC nas escolas de Educação Básica e suas dez competências gerais. No encerramento, verificou-se a sistematização de habilidades, competências e avaliações externas.

Bianca Mara Oliveira, coordenadora pedagógica da Escola Municipal José Dantas Sobrinho, destaca o quanto essas formações são importantes para a vida profissional. “Essa instrução foi bem-vinda nesse momento de aproximação das avaliações externas como o Saeb e SPAECE. O Ceará possui 90% dos alunos alfabetizados, estamos no caminho para aprimorar cada vez mais e avançarmos nesse processo de avaliação dos estudantes”, conclui.

Maria Heloísa Saldanha, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Senador Carlos Jereissati, ressalta o aprendizado que obteve na formação. “Foi um momento instrutivo, assuntos que precisamos debater para o andamento do nosso trabalho, foram mostrados os pontos que sofreram mudanças, para nos manter atualizadas”, finaliza. (Bruna Marques/Renata Talissa)