Secretaria de Educação realiza formação com professores da Educação Infantil

Você está visualizando atualmente Secretaria de Educação realiza formação com professores da Educação Infantil

A Secretaria de Educação realizou, nesta terça-feira, 26, a formação com professores da Educação Infantil. A finalidade do evento foi apresentar o plano de trabalho do setor para o ano de 2019 e orientações para a transição das crianças na Educação Infantil para o Ensino Fundamental, refletindo e discutindo a importância do planejamento para o trabalho cotidiano nos ensinos das turmas nas creches, pré-escolas I e II.

Segundo Ádila Ponte, Coordenadora da Educação Infantil, o encontro foi dividido em 3 salas com a equipe de formação infantil: Francisca Nepomucena que ficou com os professores de Creche(Bebês e Crianças bem pequenas de 0 a 3 anos e 11 meses), Amália Braga e Clarice Costa na Pré-Escola I (Crianças pequenas de 4 anos) e Kelly Cristine Alves e Edlane Chaves no Pré II (Crianças pequenas de 5 anos), nas quais foram feitas intervenções didáticas como a chamada Roda Autoavaliativa, em que os professores tiveram acesso a um instrumental com pontuação de 1 a 10, questionamentos com atividades nos quais pintaram a frequência. Em seguida, rodas de leituras com trechos do livro Currículo na Educação Infantil: dos conceitos teóricos à prática pedagógica, da autora Zilma de Oliveira e Observação, documentação, planejamento e organização do trabalho coletivo na educação infantil, de Sônia Kramer e Silvia Barbosa. Além do encaminhamento, onde os professores poderão enviar documentação da construção da aprendizagem dos alunos, mostrando o interesse das crianças por meio de registros escritos e fotos.

No total, são 424 professores que atuam na educação infantil e rede contratada, que contarão com formação específica junto aos coordenadores pedagógicos, no dia 29 de março. (Renata Talissa)