Secretaria de Educação realiza formação com tradutores e intérpretes de Libras

Você está visualizando atualmente Secretaria de Educação realiza formação com tradutores e intérpretes de Libras

A Secretaria de Educação realizou, na última sexta-feira, 4 de outubro, a formação com tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras, na Escola Municipal Deputado José Martins Rodrigues. Nádia Maria Fonseca, professora e intérprete do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, palestrou sobre como envolver todos no projeto de inclusão do aluno surdo, em especial os intérpretes e o corpo docente da escola, que tenham acesso e consciência da singularidade linguística dos alunos com surdez. A palestrante também enfatizou sobre letramento e alfabetização de educandos surdos.

Antônio Filho, instrutor da Escola Municipal Deputado José Martins Rodrigues, conversou em Libras sobre sinais internacionais. Djavan da Silva, intérprete de Libras, destacou sobre a experiência que a formação traz. “Acho essencial para o nosso crescimento como profissional, para ter uma qualificação melhor e através desses momentos sermos capazes de trabalhar pontos que precisam ser aprimorados”.

Moisés Lima, intérprete no Centro de Línguas de Maracanaú – CLM, contou como é gratificante participar das formações. “Esses encontros direcionados são importantes para nos atualizar. Considerando que no âmbito acadêmico sempre surgem novidades, essas oportunidades nos ajudam a ter mais conhecimento”. (Bruna Marques/ Renata Talissa)