Você está visualizando atualmente Secretaria de Educação realiza formação do Projeto “Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura”

A Secretaria de Educação realizou, no dia 24 de setembro, a formação com os estudantes do “Projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura”, na Unifametro – Campus Maracanaú. O objetivo foi valorizar e democratizar o acesso e o incentivo à leitura, contribuindo com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, apoiando a criação e o consumo de bens de leitura. Dinâmica de envolvimento com alunos, professores, direção e auxiliares, ações sobre a importância da leitura, rodas de leituras e apresentações teatrais foram algumas das propostas de atividades realizadas na formação.

Estiveram presentes o Secretário de Educação, Marcelo Farias, o Coordenador da Coordenadoria de Ações Socioeducativas Complementares, Fábio Freire, as coordenadoras do projeto nas escolas, Amilca Sousa, Cecília Sales, Gláudia Lima e Maria das Graças Martins, além da autora e professora Tatiana Passos Zylberberg.

Tatiana Passos Zylberberg, professora e autora do livro “O menino que desenhava o invisível”, apresentou a história de superação de um garoto que tinha dificuldades de aprendizagem e como ele superou todos os obstáculos. Os estudantes das escolas municipais José Mário Barbosa, Construindo o Saber, Comissário Francisco Barbosa e José Dantas Sobrinho puderam falar sobre suas experiências com o livro e fizeram apresentações de coral, teatro e recitação de poesias inspiradas na obra.

A autora destaca que há dois anos tinha conhecido o “Projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura” e enfatiza que “Maracanaú foi o primeiro município que recebi um feedback do meu livro. Fiquei encantada com a possibilidade do livro ganhar vida e ser multiplicado em diferentes formas a partir de crianças e adolescentes”.

Os estudantes da Escola Municipal Comissário Francisco Barbosa falam da experiência com o livro. Mariana Belchior conta que achou “o livro muito legal, pois incentiva as crianças a superar as dificuldades e a aprender mais com a leitura. Lemos o livro e em pouco tempo conseguimos montar a peça teatral”. João Pedro Nascimento destaca que “o livro é interessante, quase não consegui parar de ler”. O projeto é da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE, com a realização das Secretarias de Educação dos Municípios. (Bruna Marques/Renata Talissa)