A Secretaria de Educação iniciou, nesta terça-feira, 15 de janeiro, a Semana Pedagógica com o Seminário “Excelência com Equidade: o desafio do ensino fundamental”, no Teatro Dorian Sampaio. Os gestores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais participaram, no período da manhã, da Palestra: Gestão Motivada e Desenvolvimento Institucional, com o Doutor em Educação, Igor Paim. Em seguida, os indicadores de aprendizagem do Município foram apresentados pela professora Maria do Carmo Pinheiro e a professora Kamile Freitas expôs uma síntese da pesquisa Excelência com Equidade com alguns aspectos metodológicos.
No período da tarde, os gestores e coordenadores pedagógicos assistiram às apresentações dos técnicos da Secretaria de Educação sobre os fatores comuns às escolas que atingiram a excelência com equidade, no Centro Universitário Unifametro – Campus Maracanaú. O objeto era conhecer práticas e estratégias exitosas de escolas que estão a caminho da excelência com equidade em contextos de vulnerabilidade social.
O Estudo “Excelência com Equidade”, que analisou os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental de escolas públicas brasileiras foi realizado pela Fundação Lemann. Ele reúne informações que permitem traçar práticas em comum que garantem o aprendizado de seus alunos e que podem ser adotadas por mais escolas da rede pública. (Bruna Marques)
Apresentações | Técnicos |
“Fazer da escola um ambiente agradável e propício ao aprendizado”, “a leitura é uma prática de rotina” e “condições para a frequência e permanência dos alunos na escola são asseguradas”
|
Prof.ª Maíra Prudêncio |
“Criar um fluxo aberto e transparente de comunicação” e “Gestores atuam para fortalecer o vínculo dos profissionais com a escola”
|
Prof. Mauro Braz |
“Respeitar a experiência do professor e apoiá-lo em seu trabalho” e “Professores consideram o contexto de vida dos alunos na prática educacional”
|
Prof.ª Lívia Julyana; |
“Enfrentar resistências com o apoio de grupos comprometidos” e “O tempo pedagógico é garantido”
|
Prof.ª Rosana Soares |
“Definir metas e ter claro o que se quer alcançar” e
“Práticas avaliativas pautam o trabalho pedagógico”
|
Prof. Lucas Melgaço |
“Acompanhar de perto e continuamente o aprendizado dos alunos” e “Usar dados sobre o aprendizado para embasar ações pedagógicas”
|
Prof.ª Gleíza Guerra |
“Ganhar o apoio de atores de fora da escola” e “Secretaria de Educação oferece suporte pedagógico e
Estrutural” |
Prof.ª Kamile Freitas |